Formação de professores para o ensino superior: reflexões sobre a docência orientada

Download

- Estrelas (0)

104 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 12-11-2018 15:33

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Esse estudo visa refletir sobre algumas questões referentes à formação de professores que atuam no Ensino Superior. Nesse sentido, por entendermos que são poucos os estudos nessa área específica e por acreditarmos na sua importância para a qualidade da educação, a nossa pesquisa busca contribuir de maneira positiva para essas reflexões. Assim, o estudo que estamos apresentando é parte integrante da dissertação que está sendo desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, PPGE/CE, na Universidade Federal de Santa Maria. Como ponto central de pesquisa, temos a seguinte questão: “Como se dá a formação de professores para atuar no Ensino superior?”. Dessa forma, buscaremos explicitar questões sobre a formação desses professores, através da influência da docência orientada nos cursos de Pós-Graduação, por acreditarmos que este é um caminho importante na formação da trajetória profissional docente dos mestrandos. Nesse sentido, o estudo está se desenvolvendo a partir de um estudo qualitativo-narrativo, privilegiado as falas/vozes das 4 professoras que inicialmente estão sendo pesquisadas, através de entrevistas semi-estruturadas e abertas. Além disso, será feita a análise de documentos que dão suporte para as práticas de docência orientada na instituição referida, a fim de tornar clara a importância dessas práticas na formação das professoras. Em um primeiro momento de entrevistas, buscamos descobrir quais são as concepções delas em relação à docência orientada, bem como, sua importância durante a formação. As entrevistadas revelaram que consideram essa prática nos cursos de pós-graduação fundamentais para a formação profissional, explicitando suas expectativas positivas em relação à docência e a possibilidade de vivenciarem este momento como uma única oportunidade de prática no ensino superior, antes de se efetivarem enquanto professoras dessas instituições. Além disso, acreditam que este é um momento que proporciona a reflexão sobre o que é ser professor, proporcionando interações e compartilhamento de idéias e ações sobre o fazer pedagógico com alunas e colegas

Comentários estão fechados.