Formação de professores: narrativas de experiência

Download

- Estrelas (0)

2 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 29-10-2018 16:11

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O presente texto insere-se no campo da formação de professores, mais especificamente no âmbito da formação inicial de professores em artes visuais, na perspectiva de uma narração da docência. Toma por base os conceitos de imagens dialéticas, limiar, experiência e narrativa, de Walter Benjamin, a fim de refletir sobre algumas narrativas orais e visuais de estudantes em sua primeira inserção na escola como estagiários. As narrativas apresentadas são de estudantes no processo de formação nos anos de 2010/2011. Fazendo uso da metáfora de colecionador, buscam-se combinações de imagens e textos para pensar se a formação centrada na construção de narrativas de experiência pode constituir um modo de formação mais amplo, visando superar a fragmentação e as dualidades de pensamento. Entendemos que a ação pedagógica por meio de narrativas permite construir pensamentos que designem operações intelectuais de registros de movimentos, liminares, e possibilita a construção de uma poética de formação no que ela traz de ética, em contraposição a modelos de formação centrados na valorização de procedimentos

Comentários estão fechados.