Formação continuada na docência do ensino superior: o papel da avaliação

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 12-11-2018 14:47

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Como categorizar a docência realizada no ensino superior na atualidade, tendo em vista a história do ensino, que nucleia essa atividade (ocupação/profissão)? • É possível uma profissionalização na docência do ensino superior da forma como ocorreu com a da educação básica? Ou seja, o seu destino, ainda que atrasado, será o mesmo do ocorrido com a docência na educação básica, considerando separadamente cada um de seus níveis de ensino? • É viável propor novas formas de profissionalização docente no ensino superior, tendo em vista sua especificidade? Ao longo deste texto, busco contribuir para o encaminhamento dessas questões, considerando, primeiramente, aspectos da docência e da profissionalização docente no âmbito da epistemologia e das circunstâncias históricas. Em seguida, discuto alguns dados referentes ao ensino superior no país e no mundo, enfocando seu crescimento e seu papel estratégico para o desenvolvimento de uma nação. Na sequência, examino a situação da docência no ensino superior ao longo da nossa história e o aumento de sua complexidade na atualidade. Depois, pondero algumas ações de âmbito federal e da Universidade de São Paulo voltadas à melhoria da docência na graduação. Por último, apresento itens entendidos como importantes para constarem em uma proposta de formação continuada à docência no ensino superior.

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