Estresse e docência: um estudo no ensino superior privado

Última Atualiz.: 30-10-2018 13:59

O estresse no trabalho docente é considerado um dos principais problemas vivenciados pela categoria. Este estudo, pautado na abordagem qualitativa, teve por objetivo identificar os fatores de estresse laboral de professores universitários do ensino privado e analisar as possíveis repercussões na saúde. Foram entrevistados nove professores de universidades da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados apresentam como principais fatores de estresse: sobrecarga de trabalho, cobranças e dificuldades de relacionamento com chefia e alunos, prejudicando a saúde desses profissionais. Foram sugeridas pelos professores melhorias na gestão do trabalho, no processo de ensino e nas estratégias de enfrentamento pessoal como alternativas para redução do estresse. No entanto, essas não trazem uma crítica direcionada às formas atuais de gestão praticadas no ensino superior privado, relacionadas à ideologia da excelência, do pragmatismo e do mercantilismo.