Estratégias de ensino e aprendizagem e autonomia do estudante no ensino superior: uma revisão bibliográfica

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 13-11-2018 12:28

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A temática abordada na presente pesquisa trata da relação entre as estratégias de ensino e aprendizagem e a autonomia da aprendizagem do estudante no ensino superior. O conceito de estratégias de aprendizagem foi fundamentado a partir dos pressupostos de Roldão (2009) e Anastasiou e Alves (2010), e, o conceito de autonomia foi baseado na concepção de Little (1991) e Littlewood (1996). Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica (GIL, 1999) com o intuito de investigar quais as principais estratégias de ensino e aprendizagem no ensino superior descritas nas pesquisas analisadas e se essas estratégias favorecem o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem dos estudantes. No processo de busca realizado no portal de periódicos da CAPES e nas bases de dados da Science Direct e Scielo foram recuperados 16 artigos. Na sequência, realizou-se a etapa de seleção dos documentos, restando 05 artigos para análise. Os artigos recuperados para análise passaram pelo processo de leitura e codificação. Constataram-se as principais estratégias de ensino e aprendizagem identificadas nos documentos analisados e os indícios de desenvolvimento da autonomia descritos em cada pesquisa. Identificaram-se ao todo 10 diferentes estratégias mencionadas nas pesquisas, das quais o estudo de caso foi a única estratégia citada em mais de um artigo. No processo de análise também e verificaram-se poucos indícios de desenvolvimento da autonomia a partir das estratégias utilizadas. Portanto, a pesquisa identificou a necessidade de novos estudos no âmbito nacional que utilizem instrumentos/protocolos que possam aferir o desenvolvimento de autonomia dos

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