Engagement em docentes do ensino superior: uma abordagem exploratória

Última Atualiz.: 09-11-2018 13:49

Caracterizar o perfil de um grupo de docentes da área da saúde, de uma escola de ensino superior privada do norte de Portugal, com relação ao vigor, dedicação e absorção na sua atividade profissional. Estudo descritivo exploratório transversal, enquadrado no paradigma quantitativo. Participaram 99 docentes. Utilizou‐se um questionário estruturado com variáveis sociodemográficas, socioprofissionais e a escala do bem‐estar Utrech Work Engagement Scale (UWES). A análise dos dados foi realizada usando SPSS versão 20. O tratamento estatístico compreendeu uma análise descritiva e, numa segunda fase, procedeu‐se à com testes paramétricos e não paramétricos para um nível de significância de 0,05. Comprovou‐se que os docentes revelaram elevados níveis de vigor, dedicação e absorção, e, destas dimensões, destacou‐se a dedicação. Os docentes estão comprometidos. São física, cognitiva e emocionalmente envolvidos com as suas atividades profissionais, o que se traduz em um indicador positivo favorável para a organização onde exercem funções.