Educação matemática e ações afirmativas: possibilidades e desafios na docência universitária

Download

- Estrelas (0)

0 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 26-10-2018 15:47

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O propósito deste artigo é refletir sobre concepções de docentes de cursos superiores
da área de exatas em relação à implantação e manutenção de ações afirmativas
na universidade. Os dados aqui discutidos foram produzidos a partir de
entrevistas com docentes e gestores ligados a cursos de matemática e engenharias.
Para a análise dos dados, utilizaram-se ferramentas analíticas da análise de
conteúdo, tendo como perspectiva teórica o inquérito crítico. Os resultados podem
ser resumidos em quatro temas: além de um assistencialismo; singularidades,
particularidades e desempenho de estudantes beneficiados por ações afirmativas;
a questão da permanência; e valorização dos docentes envolvidos em práticas
voltadas para a permanência do estudante beneficiado por ações afirmativas.

Comentários estão fechados.