Educação, inovação e o professor universitário

Última Atualiz.: 30-10-2018 16:16

O presente texto trata da posição do professor universitário como profissional com relação às exigências presentes nos paradigmas emergentes, principalmente àquele voltado para a inovação de qualidade. Para tanto é realizado um esboço do quadro atual acerca do ato de “inovar”, o qual é indissociável do ato de “pesquisar”, seguido de uma reflexão sobre a figura do professor do ensino superior buscando as vertentes legislativas e pedagógicas e finalizando com uma apreciação acerca do trabalho inovador de qualidade do profissional em questão. Problematiza-se a atividade docente no ensino superior, que é, legal e institucionalmente, mal definida, diante de necessidades didático-pedagógicas desconhecidas porém importantes e das quais se cobram inovação de qualidade.