Docência universitária: percepções a partir do quadro teórico dos saberes docentes

Última Atualiz.: 30-10-2018 13:12

Este artigo evidencia questões referentes à docência universitária, bem como o papel da pós-graduação na formação de professores. Tem por objetivo analisar o quadro teórico dos saberes da docência no contexto universitário, no sentido de buscar uma compreensão a respeito do modo como os saberes são construídos e mobilizados. A partir desse propósito, questionamos: Quais os principais desafios que são apontatos com relação à docência univesirtária? Em que medida os cursos de Pós -graduação Stricto Sensu contribuem para a formação do docente para atuar no ensino superior? Como são cofigurados os saberes profissionais do professor universitário? Para responder esses questionamentos, tivemos na pesquisa bibliográfica o ponde de partida para elaboração de um referencial de análise no sentido de obtermos uma comprenssão consistente da prática docente no contexto universitário.