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2 – DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO STRICTO SENSU

P O I É S I S – REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MESTRADO – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Unisul, Tubarão, v.9, n.16, p. 457 – 472, Jul/Dez 2015. By Zumblick

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO STRICTO SENSU

Amanda Pires Chaves
Maura Maria Morita Vasconcellos

RESUMO
O artigo tem como foco a formação para a docência universitária. O objetivo principal foi analisar ações
e propostas relativas à formação docente para a Educação Superior na Pós-Graduação Stricto Sensu.
Em um estudo qualitativo e de caráter exploratório-descritivo, foram consultados, por meio de um
questionário, alunos de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Como
resultado, considera que o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu investigado tem buscado aliar o
equilíbrio entre a formação para o ensino e a formação para a pesquisa, mas, ainda assim, acaba por
privilegiar a pesquisa, pressionado por políticas públicas e avaliações de caráter produtivo, que
induzem à formação do pesquisador, relegando ao segundo plano a formação para a docência em si.
Evidencia a necessidade de maior investimento da Pós-Graduação na formação para a docência.
Palavras-chave: Ensino Superior; Docência Universitária; Stricto Sensu.

Sumário