Docência universitária: formação continuada, saberes e práticas pedagógicas

Download

- Estrelas (0)

40 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 13:15

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O presente estudo trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico com o objetivo de refletir sobre fatores inerentes à docência superior e suas articulações com o processo de formação continuada. Faz parte de um estudo, vinculado ao Programa de PósGraduação em Educação, PPGEd, da Universidade Federal do Piauí e fundamenta-se nos seguintes autores: Behrens (2005), Brito, (2006), Bolívar (2002), Contreras (2002), Guimarães (2004), Lima (2006), Masetto (1998), Nóvoa (1995, 1992), Pimenta e Anastasiou (2002), Rosemberg (1999), Tardif (2002) entre outros, cada um na especificidade de sua linha teórica, que apresentam discussões acerca da docência superior, formação continuada de professores, saberes e práticas pedagógicas na universidade. Evidencia a importância da formação continuada na construção dos saberes docentes; caracteriza fatores institucionais, pessoais e profissionais e ainda a utilização dos canais de informação existentes e disponíveis. Por último faz uma reflexão sobre as práticas docentes na universidade e o perfil do educador exigido pelo contexto atual. Espera-se, que estas reflexões contribuam com a discussão sobre formação continuada e os saberes docentes necessários, para orientar as práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior e sirvam como fonte de pesquisa para estudantes pesquisadores, de graduação e pós- graduação

Comentários estão fechados.