- Estrelas (0)
15 Downloads
Dono: Rafael Bermudi
Versão: 1.0
Última Atualiz.: 13-11-2018 12:31
As transformações sociais ocorridas nas últimas décadas têm repercutido nas diferentes esferas sociais. No Ensino Superior, os desafios frente a este novo modelo de sociedade, aligeirado e tecnológico, exige dos docentes inúmeros esforços para garantir um ensino de qualidade. O objetivo deste estudo foi mapear e compreender desafios e possibilidades da docência universitária. Foram considerados três desafios: (1) falta de fiscalização da qualidade do Ensino Superior; (2) valorização excessiva da pesquisa e desvalorização da docência; (3) necessidade de um ensino atual e motivador. Como possibilidades compreendemse: (1) disposição de inovações tecnológicas para melhoria do trabalho docente; (2) efetivação da docência por meio de um processo coletivo e emancipatório, e (3) reflexão docente acerca de suas concepções e práticas para uma nova postura frente aos desafios emergidos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Compreende-se que o Ensino Superior está permeado de desafios, contudo, por meio da reflexão e ação docente disposta a transformações torna-se possível garantir os primeiros passos para a proposição de melhorias