Docência no ensino superior voltada para aprendizagem faz a diferença

Última Atualiz.: 12-11-2018 14:37

Uma das mais relevantes marcas da atividade docente no ensino superior é trabalhar com as informações na sala de aula: informações teóricas, informações práticas, experiências profissionais que são levadas para as aulas e ali apresentadas aos alunos para que estes as adquiram, e assim se preparem para o exercício profissional. Quanto ao processo de avaliação, aprovar ou não o aluno, ele o resolverá por ocasião das provas e trabalhos realizados, quando então apresenta perguntas e questões ao aluno para serem respondidas conforme “matéria dada em aula”. Neste cenário, o relacionamento do professor com o aluno se estabelece de forma vertical apoiada em três pressupostos: a) o professor é aquele que sabe, detém a informação e o conhecimento e o aluno aquele que não sabe, não detém informação nem o conhecimento e precisa saber; b) ao professor cabe cobrar a apreensão do que foi transmitido; c) o professor detém o poder de aprovar ou reprovar o aluno. Neste sentido, a postura do professor quase sempre é de autoridade que cria um clima de tensão, receio e de certo temor por parte do aluno. Este se porta de forma totalmente dependente do professor, inclusive procurando descobrir “o jeito“ como o professor gosta que sejam feitos os trabalhos e respondidas as questões nas provas “para que o professor não tire ponto”.