Docência no ensino superior: questões e alternativas

Última Atualiz.: 09-11-2018 13:50

A docência nas instituições universitárias do Brasil continua marcada por severas limitações, o que a impede de ser mediação mais fecunda dos objetivos intrínsecos de uma formação intelectual e profissional que pudesse atender, de forma mais consistente, as reais necessidades culturais da sociedade brasileira. A presente comunicação discute, de uma perspectiva de cunho filosófico e de modo bem sintético, algumas das causas dessa situação bem como exigências que se põem para a superação das limitações diagnosticadas. Sustenta a ideia de que a fecundidade da pedagogia universitária depende de um alicerce fundado em 3 pilares: o compromisso com a missão emancipadora da educação, o tratamento investigativo no processo ensino-aprendizagem e a competência teórico-prática na fundamentação do conhecimento. Assim, a mudança qualitativa do ensino superior no Brasil demanda a efetiva presença de um projeto educacional, assumido pelas Instituições, que expresse, além do explícito compromisso com a construção da cidadania, o compromisso com a construção do conhecimento, superando-se a mentalidade de que o ensino e a aprendizagem se dão apenas pela transmissão de pacotes, de produtos de conhecimento e adotando-se a convicção de que só se ensina e se aprende, pesquisando, construindo o conhecimento.