Docência no ensino superior: o papel dos docentes nos cursos de licenciatura

Download

- Estrelas (0)

37 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 12-11-2018 15:35

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Esse artigo apresenta parte de uma análise realizada em uma tese de doutorado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. A referida análise foi realizada nos Projetos Pedagógicos de Cursos das licenciaturas desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Maria. O recorte escolhido para esse artigo é referente às principais características do papel dos docentes nos cursos de licenciatura da UFSM. Nesse sentido, no referencial teórico desse trabalho, discutimos a docência universitária enquanto atividade complexa e as carências formativas para o exercício dessa atividade. Sobre os dados, realizamos uma análise descritiva onde agrupamos em categorias as principais ações e/ou atividades que estão descritas como de responsabilidade dos docentes nos cursos de licenciatura. A primeira categoria é a dos Aspectos Profissionais, aqueles relacionados às atividades profissionais do professor no contexto dos cursos; a segunda, relativa aos Aspectos Pedagógicos, aqueles relacionados à atividade formativa do professor em relação aos estudantes; a terceira diz respeito aos Aspectos Humanos, tanto em relação a si próprios como com os colegas docentes e com os seus alunos; e a quarta é referente aos Aspectos Formativos que destaca o papel do professor em direção à sua auto-formação seja ela pedagógica, acadêmica ou profissional. Concluímos que a docência universitária se constitui como uma atividade complexa e que envolve aspectos humanos, pedagógicos, formativos e profissionais para com os estudantes e para com os próprios docentes. Ainda nesse universo, compreendemos que a demanda de trabalho do professor universitário é cada vez mais abrangente, pois o perfil desejado para os egressos dos cursos de licenciatura envolve uma formação ampla e dinâmica que o capacite para a atuação em uma sociedade em transformação

Comentários estão fechados.