Docência no ensino superior em enfermagem e constituição identitária: ingresso, trajetória e permanência

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 29-10-2018 13:22

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Objetivo: Identificar e analisar a relação entre os processos biográficos e relacionais na constituição da identidade profissional dos
docentes dos cursos de enfermagem em instituições de ensino superior no estado de Goiás, Brasil.
Método: Trata-se de pesquisa qualitativa cujosdados foram coletados em 2014 e da qual participaram 11 professores de quatro cursos
de enfermagem. Foi utilizada a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi norteada pela análise de conteúdo modalidade
temática e, para as discussões, utilizou-se o referencial teórico-filosófico de Dubar.
Resultados: Foram identificadas três categorias temáticas: O ingresso na docência do ensino superior em enfermagem; O processo
de constituição identitária do docente em enfermagem e Identidade, trajetória e permanência na profissão docente.
Considerações finais: A constituição da identidade profissional docente exigiu uma complexa negociação entre os aspectos biográficos
e relacionais, evidenciando a busca por mecanismos de desenvolvimento profissional docente.

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