Docência e avaliação no ensino superior: um olhar discente

Download

- Estrelas (0)

16 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 12:52

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Essa comunicação apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no primeiro semestre do ano de 2016, com discentes de uma Universidade Estadual Paranaense. A questão norteadora dessa pesquisa foi responder: qual a concepção discente sobre o ensino e a avaliação na universidade? O levantamento foi realizado com discentes do 3º e 4º ano do Curso de Pedagogia, noturno. Para coleta de dados foram distribuídos questionários, com perguntas abertas e fechadas, para análise. Para fundamentar as discussões foi estabelecido diálogo com Cunha (2006), Brzezinski (2002), Soares e Cunha (2010), Nóvoa (2000), Veiga (2004), Freire (1970), Dias Sobrinho (2004), Luckesi (2011), Zabala (1998), Fernandes (2009), entre outros autores. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram que 43,8% dos acadêmicos compreendem a avaliação como parte integrada ao processo ensino-aprendizagem e nos revelam que alguns professores utilizam mais de um instrumento para investigar o nível de aprendizagem da turma, sendo o seminário o instrumento que apresenta o maior percentual (37%), embora a prática de seminários necessite de uma atenção maior, no que se refere a sua organização e objetivos que se deseja atingir; seguido da utilização de provas (33%) e a realização de trabalhos (30%). Os dados apontam para uma situação que faz-nos pensar a utilização das metodologias de ensino na universidade, para que a avaliação seja processual e formativa e não como um caráter tradicional apenas de medida e seleção. O ensino e a avaliação não podem estar dissociados do processo de aprendizagem, essa fornece informações ao professor quanto ao desenvolvimento do acadêmico, bem como dados para reflexão quanto a sua própria prática pedagógica

Comentários estão fechados.