- Estrelas (0)
13 Downloads
Dono: Rafael Bermudi
Versão: 1.0
Última Atualiz.: 13-11-2018 13:27
Este estudo teve como objetivo discutir a formação pedagógica do Professor Universitário e sua relação com o papel da Pedagogia Universitária, ampliando o termo “Professor Universitário” para “Professor da Educação Superior”. Analisamos a produção científica de autores espanhóis e brasileiros que tem contribuído para a construção da “teia” da formação pedagógica para docência na Educação Superior; foi realizada uma pesquisa bibliográfica, identificando artigos científicos e livros publicados pelos autores, selecionados por sua contribuição à área de formação do professor; identificamos as ideias centrais de cada autor sobre o processo de desenvolvimento profissional docente, na perspectiva de integração da formação e profissionalização do professor da Educação Superior; discutimos também, o papel da Pedagogia Universitária na organização de propostas formativas; os resultados evidenciaram que os autores discutem conceitos e teorias de formação do professor e as orientações conceituais delas decorrentes, propondo sua utilização como fundamentos epistemológicos para a organização de programas e projetos de formação pedagógica para o professor da Educação Superior, que sejam de natureza crítico-reflexiva, evidenciando inovações nas “práticas”, gerando modelos menos tradicionalistas, mais flexíveis, abertos e colaborativos, tornando o processo de formação mais democrático. Os resultados indicam que os autores também analisaram experiências de formação de professores institucionalizadas