Design thinking e habilidades empreendedoras na formação dos engenheiros de produção

Download

- Estrelas (0)

8 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 13-11-2018 12:42

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

O crescimento, nos últimos dez anos, de artigos acadêmicos nacionais e internacionais sobre aprendizagem ativa demonstra o interesse cada vez maior da comunidade acadêmica em dedicar a atenção aos processos de aprendizagem na educação em enngenharia. Entretanto, pouca atenção vem sendo dedicada a investigar o Design Thinking (DT) como técnica que estimula a aprendizagem das habilidades empreendedoras nos cursos de graduação em engenharia, especialmente em Engenharia de Produção. Inovações nos processos de aprendizagem na educação em engenharia no Brasil são essenciais, uma vez que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que os componentes curriculares e as metodologias de ensino adotados na educação em engenharia não são capazes de estimular a aprendizagem das habilidades empreendedoras exigidas pelo mercado de trabalho brasileiro. O objetivo do presente estudo é analisar o DT na aprendizagem das habilidades empreendedoras dos egressos do curso de graduação em Engenheira de Produção de uma universidade pública brasileira. A partir de estudos de caso em um projeto de uma disciplina de Introdução ao Empreendedorismo, a Taxonomia dos Objetivos Educacionais foi utilizada para avaliar a aprendizagem das habilidades empreendedoras em 40 estudantes de Engenharia de Produção. O presente estudo proporciona três principais resultados, a saber: (1) a adoção das técnicas de DT facilitam aprendizagem das habilidades empreendedoras na graduação em Engenharia de Produção; (2) a constatação de que o DT estimula as atividades do pensamento da mais alta ordem na educação em Engenharia de Produção; (3) proposição de um framework conceitual que sintetiza as principais atividades realizadas no projeto, e que estimula a aprendizagem das habilidades empreendedoras e as atividades do pensamento da mais alta ordem nos estudantes de graduação em Engenharia de Produção

Comentários estão fechados.