Desafios da Gestão Coletiva da Atividade na Docência Universitária

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 26-10-2018 15:56

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Este artigo objetiva analisar questões relativas à gestão coletiva da atividade docente no curso
de Medicina de uma instituição federal de ensino superior, evidenciadas pela avaliação externa realizada
pelo Ministério da Educação (MEC), e seu referencial teórico baseia-se nas abordagens da ergonomia e
da psicodinâmica do trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo do qual participaram dez docentes, oito
homens e duas mulheres, de um total de cento e quarenta e nove existentes no curso de Medicina. O critério
que serviu de base à composição desse grupo de pesquisa foi ter participado do processo de avaliação do
curso de Medicina. Este estudo cumpriu as exigências éticas pertinentes à investigação que envolve seres
humanos e sua estratégia metodológica combinou a realização de entrevistas não diretivas, gravadas sob
autorização dos entrevistados, com a análise documental de relatórios de avaliação. Os resultados apontaram
um engajamento profissional aquém do desejado em atividades de pesquisa e extensão e uma organização
do trabalho que dificulta a consolidação dos coletivos e a manutenção de laços de cooperação entre os
docentes, aspectos fundamentais para a qualidade e a produtividade, com saúde e segurança no trabalho.

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