Cursos de Graduação em Odontologia: a Formação Docente

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 30-10-2018 15:47

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Objetivo: Apresentar e discutir a formação do odontólogo à luz do exercício da docência em seis cursos de graduação instalados no estado da Bahia. Métodos: Estudo de caráter exploratório, descritivo e analítico, apoiado em abordagem quali-quantitativa por meio da aplicação de questionário investigativo aos odontólogos que exercem o magistério e realização de entrevistas com roteiros previamente elaborados aos dirigentes do curso de Odontologia de cada instituição. Na interpretação dos resultados obtidos através das entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, utilizou-se como técnica a análise de conteúdo temático. Resultados: Constatou-se que 74,5% dos odontólogos docentes foram diplomados pela UFBA; 82,3% afirmaram não ser satisfatória a duração de quatro anos para atender às recomendações das DCN e 99,0% relataram ter cursado Clínica Integrada. Quanto às atividades extramuros, 75,5% dos docentes tiveram oportunidade de realizá-las durante a graduação e apenas 39,7% declararam ter participado de algum tipo de pesquisa enquanto acadêmicos. Verificou-se que 98,5% dos respondentes realizaram ou estão realizando estudos de pósgraduação e que 83,8% dos docentes possuem o título de mestre. Conclusão: O ensino da Odontologia na Bahia demonstra atenção profissional suficientemente adequada; a formação do docente privilegia os saberes técnicos em detrimento das metodologias pedagógicas; a expansão deficiente do atendimento odontológico através da rede pública se contrapõe ao aumento no número dos cursos de graduação, ea ênfase dada à prevenção e promoção da saúde é limitada, o que aponta a importância de se integrar as dimensões técnicas às ético-humanísticas em atenção às DCN.

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