Avaliação formativa das aprendizagens e feedback na Formação Pós- Graduada de Professores em Portugal: articulando a investigação e práticas de formação

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 09-11-2018 13:53

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Este artigo apresenta uma dimensão de um estudo de caso no qual se investigou em que medida alterações implementadas numa unidade curricular de Metodologia do Ensino de Física (MEF), de um Curso de Formação Pós-Graduada de Professores da Universidade de Aveiro (Portugal), contribuíram para a articulação da investigação em Didática e as Práticas dos Professores do Ensino não-Superior (Cruz, 2012). A dimensão em que este artigo se centra diz respeito ao modo de funcionamento da unidade curricular e, muito particularmente, à avaliação das aprendizagens dos estudantes e feedback dos pares e formadores. Relativamente a este aspeto, parte-se de sete princípios sobre avaliação e feedback enunciados por Nicol (2008). Os resultados evidenciaram incompatibilidades de alguns princípios utilizados na prática neste contexto formativo, assim como discrepâncias entre as orientações do dito princípio e a prática desejável. Importa considerar: (i) as evidências experienciais da prática profissional juntamente com as evidências científicas (ii) a redução do carácter prescritivo mediante a realização de mais investigações de ‘generalização situada’ (Simons et al., 2003). O estudo relaciona não só a investigação e o ensino na docência universitária (Esteves, 2013), mas evidencia a relação em dois níveis identificados. As evidências revelam formas de se potenciar a articulação da investigação sobre avaliação das aprendizagens e feedback nas práticas dos formadores no Ensino Superior, de forma a contribuir para a articulação da investigação em Didática e práticas profissionais no currículo dos cursos universitários. Finaliza-se com recomendações para a formação e investigação quando se tem como intencionalidade articular a investigação com as práticas.

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