Avaliação da aprendizagem no ensino superior: sob a lupa discente

Última Atualiz.: 13-11-2018 12:52

Sabe-se da importância e da necessidade do ato de avaliar para o ensino e aprendizagem, no entanto é comum e corriqueira o conflito gerado em torno do conceito de avaliar e examinar, permanecendo em muitos espaços formativos a ideia de medir, verificar, seguindo o modelo de racionalidade técnica, visão ainda compartilhada e assumida por muitos que atuam no ensino superior, tanto na perspectiva docente, quanto discente. È lamentável reconhecer que mesmo nas IES o ato avaliativo também, assim como no ensino básico, é utilizado como ferramenta de controle disciplinar. Destacamos a ideia de que o ato avaliativo torna-se válido quando valoriza a qualidade do conhecimento alcançado pelo aluno no e por meio do processo. Defendemos ainda, o juízo de que a avaliação da aprendizagem em todos os lugares de educação formal deve ser entendida como um momento de mediação do procedimento de aquisição de conhecimento. A metodologia do presente estudo se deu através de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos que ingressaram no ensino superior, em instituições localizadas na cidade de Picos-PI. Como fundamento de orientação para esse estudo utilizamos o pensamento de autores como Luckesi (2012), Vasconcellos (2006), Hoffmann (1993), Padilha (2001), Camargo (2014), Saviani (1987), Oliveira (s/d), Veiga (2005) dentre outros. Desta forma esse trabalho teve como objetivo fazer a distinção entre examinar e avaliar, bem como apresentar as distintas concepções dos discentes do ensino superior sobre a avaliação da aprendizagem, para isso foi realizado a analise dos dados colhidos junto aos discentes, que revelaram como a avaliação está sendo utilizada no contexto universitário. A partir da análise dos dados colhidos, foi possível identificar que ainda prevalece à ideia de exames na percepção dos graduandos, sobretudo dos que cursam bacharelados; havendo reflexões mais consistentes, no que se refere ao processo didático que envolve o ato de avaliar, naqueles que cursam licenciatura, notadamente, Pedagogia.