Avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade,complexidade e possibilidades

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 13-11-2018 12:50

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O presente trabalho é decorrente de estudos e pesquisas que venho realizando nos últimos anos sobre o tema da avaliação da aprendizagem, buscando não só compreender e analisar criticamente as questões que permeiam as práticas avaliativas dentro da instituição escolar, nos seus diferentes níveis, como também apontar possibilidades que, para além do uso da avaliação como aferição e classificação, punição ou mero instrumento de controle ou expressão de poder, possam contribuir para a efetivação de aprendizagens mais significativas em termos dos objetivos pretendidos. Mais especificamente, esta proposta de investigação sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, estava direcionada para as seguintes indagações: Que princípios devem nortear a prática pedagógica de um professor universitário, e conseqüentemente seu processo avaliativo, com vistas a uma formação profissional de qualidade? É possível dar conta de efetivar um processo avaliativo contínuo, crítico e coerente numa sala de aula universitária? Que procedimentos avaliativos são mais específicos e pertinentes aos processos de ensino de nível superior? A partir destas questões, pude formular o objeto da pesquisa nos seguintes termos: As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores de ensino superior e suas repercussões na sala de aula do ponto de vista dos alunos. Um estudo dessa natureza, voltado para a sala de aula universitária, justifica-se pela complexidade da temática abordada e ainda pelo fato de serem incipientes as contribuições provenientes de pesquisas no campo da avaliação da aprendizagem, nesse nível de ensino. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi realizar uma análise das práticas avaliativas na universidade e das concepções dos seus protagonistas sobre avaliação, considerando-as como referência para uma análise crítica da prática docente dos professores e de suas repercussões junto aos alunos. Foram utilizados para obter os dados da pesquisa, questionários para alunos do último ano e professores dos seguintes cursos: Direito, História, Letras, Engenharia Elétrica, Matemática, Engenharia Civil, Odontologia, Veterinária e Enfermagem. Foi utilizada também a técnica do Grupo Focal, com o objetivo de aprofundar as discussões e 2 obter mais elementos para a análise do tema em foco

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