Articulação do conhecimento específico e acadêmico como propulsor da qualidade do desenvolvimento docente.

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Dono: Rafael Bermudi

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Última Atualiz.: 29-10-2018 16:08

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Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada ”Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação da Universidade Federal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo de investigar as repercussões das áreas específicas de conhecimento da docência universitária em professores de ensino superior de uma instituição pública-IES pública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Neste trabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dados coletados junto a nove professores do Centro das Ciências da Saúde da Universidade referida anteriormente, a partir da crítica de um dos eixos norteadores da pesquisa, o qual tem como objetivo analisar como os docentes investigados compreendem os conceitos de conhecimento específico e acadêmico e como estes se relacionam ou se articulam na prática. Utilizou-se como pressupostos metodológicos a abordagem qualitativa de cunho narrativo proposto por Connelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo e Fernández (2001 e 2004). A análise dos dados foi ancorada no referencial teórico proposto por Isaia e Bolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Os resultados evidenciaram que a articulação do conhecimento específico e acadêmico na prática pedagógica dos professores de ensino superior na área da saúde é atravessada pelos movimentos construtivos dos docentes, os quais estão relacionados com as trajetórias pessoal e profissional de cada sujeito, permeada pela especificidade da formação na área da saúde.

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