A docência no Ensino Superior: reflexões e perspectivas

Download

- Estrelas (0)

31 Downloads

Dono: Rafael Bermudi

Versão: 1.0

Última Atualiz.: 26-10-2018 16:33

Compartilhar
DescriçãoVisualizarVersões

Este artigo parte de estudos realizados no componente curricular “Ensino Superior:
perspectivas da ação docente”, durante um Curso de Doutorado em Educação. O estudo teve
o objetivo de refletir sobre a docência no Ensino Superior, considerando a indissociabilidade,
presente na tessitura, que compõem a tríade: ensino, pesquisa e extensão; e ainda discussões
teóricas sobre a formação de professores para o Ensino Superior. Como metodologia de estudo,
foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em que buscou-se analisar a docência no Ensino
Superior através de questionamentos, que contribuem para (re)pensar acerca das reflexões
teóricas apresentadas. Foi possível pensar a docência no Ensino Superior enquanto atuação
investigativa e na dimensão da construção coletiva. Nessa mesma direção, cabe ressignificar o
lugar da pesquisa no Ensino Superior e ainda rearticular e recuperar a relação entre o ensino
e a pesquisa. O ensino foi pensado para além da instrumentalização técnica, apostando
na formação pedagógica e na necessidade de pesquisa também no ensino. Desse modo,
entendemos o docente no Ensino Superior como profissional reflexivo, crítico e competente,
voltado a transformação da sociedade, de seus valores e de suas formas de organização do
trabalho; cuidadoso do aperfeiçoamento da docência buscando a integração de saberes
complementares; que reconhece a docência como um campo de conhecimentos específicos;
com atitude de flexibilidade, abertura, capacidade de lidar com o imprevisto e o novo.

Comentários estão fechados.