A docência no ensino superior e o desafio da prática pedagógica jurídica

Última Atualiz.: 09-11-2018 13:10

Num contexto onde a preocupação com a qualidade da educação no ensino superior é cada vez maior, o estudo em andamento em duas Universidades Comunitárias versa sobre a docência de professores dos cursos de Direito, analisando os saberes que fazem parte da sua prática pedagógica a partir da trajetória acadêmica e dos desafios no exercício da profissão. O percurso metodológico sustenta-se na pesquisa qualitativa baseada nos documentos institucionais, dentre eles os Planos de Desenvolvimento Institucional, os Projetos Pedagógicos dos Cursos e a aplicação de questionários semiestruturados com os professores. Orientando as discussões, o embasamento teórico percorre as concepções de Tardif, Shulman, Pimenta e Anastasiou, Chizzotti, Masetto e Nóvoa, entre outros, com a intenção de evidenciar o cotidiano da sala de aula universitária e estabelecer relações entre a formação e a prática, como uma ação que vai se construindo no dia a dia do professor. Os dados obtidos permitem identificar ausência de formação pedagógica para atuar no ensino superior.