A docência no ensino superior: a formação de professores para atuar com tecnologias na educação presencial e a distância

Última Atualiz.: 30-10-2018 14:51

O objetivo desse artigo é discutir os elementos que constituem e direcionam a formação do professor para atuar na educação superior, tanto presencial quanto a distância (EaD). Essa discussão se faz necessária devido à ampliação do número de vagas para o ensino superior e também pela primazia que se faz presente das tecnologias baseadas na microinformática nas estratégias de aprendizagem do aluno. Nesse sentido, as mudanças na formação do professor universitário implicam em novas competências para organizar e ministrar suas aulas, no sentido de um reconhecimento das tecnologias digitais como elementos de construção do saber acadêmico e também como objetos que modificam os aspectos cognitivos da aprendizagem envolvidos no processo educativo.