Rodas de Conversa – Construindo um Currículo Baseado em Competências

Rodas de Conversa – Construindo um Currículo Baseado em Competências

Palestrantes: Profs. Luis Franco (FEQ) e Raphael Suppino (FEQ)

Evento On-Line e Presencial

27 de Setembro, 14 horas, pelo link (necessário login no zoom para acessar a sala virtual):

Link para inscrição: https://forms.gle/em9vs8s8o5mH4Kjn6

Sobre o Evento

Neste encontro, abordaremos as principais diferenças entre um currículo baseado em conteúdo e um currículo baseado em competências e habilidades. Será apresentada uma metodologia top-down para a construção de currículos baseados em competências, partindo da definição do perfil do egresso, passando pela constituição das competências e das trilhas de aprendizagem, chegando ao desenho macro do currículo e à concepção das componentes curriculares subjacentes. Serão discutidos aspectos sobre metodologias de ensino e estratégias de avaliação. Questões relacionadas aos desafios de implantação de um currículo baseado em competências também serão discutidas, apresentando o caso da construção do novo currículo dos cursos de Engenharia Química da Unicamp.

Sobre os Palestrantes

Luis Franco

Engenheiro Químico (2011), Mestre (2012) e Doutor em Ciências (2015) pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Livre-Docente (2021) pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Associado MS-5.1 na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. Atua nas áreas de termodinâmica, mecânica estatística e simulação molecular

Raphael Suppino

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. Atua principalmente nos seguintes temas: catálise heterogênea; preparação e caracterização de catalisadores suportados; hidrogenação de aromáticos. Atualmente é Professor Doutor MS 3.1 da Universidade Estadual de Campinas.