Palestra: Utilização de Portifólios no Ensino de Graduação

Palestra: Utilização de Portifólios no Ensino de Graduação

Palestrante: Profa. Caroline Capitani (FCA)

Evento Híbrido: On-Line e Presencial (no EA2 – UNICAMP)

6 de Setembro, 14 horas, pelo link (necessário login no zoom): https://us06web.zoom.us/j/82176916827

Link para inscrição: https://forms.gle/wvzJhi9GRJfEe1ZH9

Ementa do Encontro

O portfólio é um instrumento de avaliação do processo de aprendizagem que rompe a lógica de memorização de conteúdos (Silva e Francisco, 2009), sendo uma ferramenta que permite ao estudante registrar, planejar, inovar e desenvolver capacidade reflexiva, acompanhando seu próprio desenvolvimento (Fuentes Rojas, 2017). Para o professor, o portfólio permite acompanhar o processo ensino-aprendizagem de forma contínua e processual, tendo como objetivo o desempenho do estudante. Na disciplina de Técnica Dietética, o portfólio teve como intuito despertar nos estudantes o reconhecimento da Dietética como área do conhecimento da Nutrição que permeia os saberes das diversas áreas de atuação do Nutricionista.

Sobre a palestrante:

Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (FCF/USP – 2009) e Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (FEA/UNICAMP – 2004). Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas – 2001). Professora desde 2004, atua como docente do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP) desde 2012, responsável pela disciplina de Técnica Dietética, Metodologias Pedagógicas em Saúde e Estágio em Alimentação Coletiva. Atualmente desenvolve trabalhos na área de Dietética com ênfase em: aproveitamento integral dos alimentos; desenvolvimento de receitas e de alimentos com propriedades funcionais; análise qualitativa e quantitativa de cardápios para coletividades e Habilidades Culinárias. Também tem desenvolvido trabalhos na área de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com foco em pesquisa e em atividades de extensão com a comunidade, utilizando oficinas culinárias como ferramentas de capacitação. O desenvolvimento de trabalhos na área de suplementos alimentares e desempenho esportivo acontece em parceria.