Oficina – Práticas de educação inclusiva para pessoas com deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades
Cronograma: dias 18/03, 25/03 e 01/04, das 9 horas às 12 horas.
Duração: 3 horas por encontro, totalizando 9 horas.
Local: Auditório Raízes (Sala CB 55 – Ciclo Básico)
Público-alvo: Docentes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Oficina Presencial
Inscrições (vagas limitadas): https://forms.gle/r6CZsXQyULF1nM6X8
Teaser da Oficina
Objetivos da oficina:
- Contextualizar e apresentar ao corpo docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o panorama sobre o público atendido pela educação inclusiva.
- Apresentar técnicas, abordagens e recursos práticos educacionais validados para utilização com alunos com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.
- Desenvolver habilidades de mapeamento, planejamento e efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, incluindo possível manejo comportamental em sala de aula.
- Direcionar ações estratégicas de observação e encaminhamento de alunos com suspeita de deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.
- Destacar a importância do professor no Ensino Individualizado.
Ementa:
Preparo prévio: questionário sobre perfil e expectativas dos docentes matriculados.
Encontro 01:
- Sondagem e contextualização
- Adaptações previstas e fluxos necessários na educação inclusiva
- Tipos de deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades: como proceder enquanto docentes universitários
- Direitos e deveres do educador, do aluno e da instituição nos contextos de deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades
- Dislexia, discalculia, disgrafia e similares: observações e práticas letivas.
- Adaptação curricular: exercício prático baseado nas disciplinas lecionadas pelos matriculados na oficina
Encontro 02:
Preparo prévio: estudo de caso de transtornos de aprendizagem presentes em alunos universitários.
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência física
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência auditiva
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência visual
- Adaptações metodológicas para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD): manejo em sala de aula
- Capacitismo e práticas docentes
- Produção e aplicação do Plano de Ensino Individualizado (PEI): estudo de caso
Encontro 03:
Preparo prévio: estudo de características presentes nas pessoas com TEA.
- Adaptações metodológicas para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA)
- Adaptações metodológicas para pessoas com Superdotação e Altas habilidades (SD/AH)
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência intelectual
- Adaptação de avaliação inclusiva baseada em instrumentos padronizados
- Roda de dúvidas e feedbacks
Pós-curso – bônus remoto:
- Aplicativo Educacional – Jornada de educação inclusiva no Ensino Superior e acesso a conteúdos tanto escolares quanto familiares.
- Aplicativo de comunidade para recebimento de documentos e orientações.
Docente:
Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas
Psicopedagoga especialista em educação inclusiva, autora de mais de 20 livros, professora e coordenadora universitária, docente cênica, palestrante, formadora e consultora de inclusão há 20 anos para mais de 6.500 educadores, 1.200 famílias e aproximadamente 200 instituições no Brasil e exterior. Sócia-fundadora da Lux Educação Inclusiva, empresa-filha da Unicamp.
Apoio técnico:
Paulo Cesar Kussler
Mestrando em Ciências da Computação na Unicamp. Bacharel em Ciências da Computação na Universidade Feevale, onde atuou como bolsista de diversos projetos de pesquisa, líder técnico do laboratório LABEX Feevale e HP do Brasil e do Programa Mãe-bebê da Universidade Feevale, programa multidisciplinar à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, do neonato e da criança até 12 meses. Fundador da startup de desenvolvimento SayMe e Lux Educação Inclusiva.