Local: EA2 – CB55
Data: 22/4 – 9-12h
Inscrição: pela plataforma e-learning do EA2
Ementa:
Tradicionalmente, a avaliação de atitudes de alunos tem sido pouco utilizada. Possivelmente isso ocorre pela falta da prática ou acompanhamento da prática em diversas disciplinas. No entanto, diversos estudos mostraram a importância da avaliação de atitudes. Por exemplo, alguns estudos mostraram associações entre comportamentos antiéticos na graduação e na vida profissional. Portanto, cada vez mais a avaliação de atitudes tem sido incluída nas disciplinas. Esse curso visa discutir o que devemos olhar nas atitudes assim como diferentes formatos de avaliação. Além dessa discussão, os participantes também irão revisar seu modelo atual de avaliação, planejar e apresentar como tal modelo pode ser modificado para a inclusão da avaliação de atitudes.
Objetivos:
Esse curso tem como objetivo discutir e introduzir avaliação de atitudes como parte do sistema de avaliação da disciplina.
Tópicos:
- Atitudes
- Avaliação de atitudes
- Atitude em classe x atitude profissional
- “Role model”
- Por que avaliar atitudes?
Metodologia:
Esse curso terá um formato de workshop na qual terá uma breve introdução aos temas e posteriormente os participantes trabalharão na avaliação de sua disciplina. Ainda, os participantes irão discutir em grupos diferentes formas da avaliação para aprendizagem. Finalmente, os participantes irão apresentar o formato inicial e final da avaliação.
Materiais:
Os participantes poderão escolher a melhor forma de apresentação, podendo levar o seu próprio laptop para a apresentação ou a forma que preferir.
Sobre o Professor:
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco – Itatiba (2010). Foi bolsista FAPESP de Iniciação Científica. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (CAPES 7). Foi Bolsista de Mestrado (GM) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui doutorado (bolsista CAPES) pela University of Groningen (Holanda) no Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR), desenvolvendo estudos com aquisição de habilidades e conhecimentos médicos. Foi pesquisador na University of Groningen em projeto ligado ao teste de progresso Holandês, Interuniversity Progress Test Medicine (iVGT). Atualmente, é pesquisador convidado na University of Groningen. Tem interesse em psicometria, ACT-R, Psicologia Cognitiva, Teste de Progresso e Educação Médica.
Ciclo de cursos de avaliação:
O curso de avaliação é composto por 5 encontros individuais. Você pode participar de todos ou daqueles que escolher, o certificado será emitido com a descrição dos encontros em que participou e carga horária respectiva.
1: Melhorando a aprendizagem por meio da avaliação
Carga horária: 3 horas
Dia: 25/02
Horário: 09:00 – 12:00
2: Avaliação de conhecimentos: estratégias de avaliação para aprendizagem
Carga horária: 3 horas
Dia: 08/04
Horário: 09:00 – 12:00
3: Avaliação de habilidades: por quê e como medir?
Carga horária: 3 horas
Dia: 22/04
Horário: 09:00 – 12:00
4: Avaliação de atitudes: a importância do comportamento na prática profissional
Carga horária: 3 horas
Dia: 06/05
Horário: 09:00 – 12:00
5: Avaliação de competências: onde estamos e para onde vamos?
Carga horária: 3 horas
Dia: 20/05
Horário: 09:00 – 12:00