Avaliação de atitudes: a importância do comportamento na prática profissional


Detalhes do Evento


Local: EA2 – CB55
Data: 22/4 – 9-12h
Inscrição: pela plataforma e-learning do EA2

Ementa:
Tradicionalmente, a avaliação de atitudes de alunos tem sido pouco utilizada. Possivelmente isso ocorre pela falta da prática ou acompanhamento da prática em diversas disciplinas. No entanto, diversos estudos mostraram a importância da avaliação de atitudes. Por exemplo, alguns estudos mostraram associações entre comportamentos antiéticos na graduação e na vida profissional. Portanto, cada vez mais a avaliação de atitudes tem sido incluída nas disciplinas. Esse curso visa discutir o que devemos olhar nas atitudes assim como diferentes formatos de avaliação. Além dessa discussão, os participantes também irão revisar seu modelo atual de avaliação, planejar e apresentar como tal modelo pode ser modificado para a inclusão da avaliação de atitudes.

Objetivos:
Esse curso tem como objetivo discutir e introduzir avaliação de atitudes como parte do sistema de avaliação da disciplina.

Tópicos:

  • Atitudes
  • Avaliação de atitudes
  • Atitude em classe x atitude profissional
  • “Role model”
  • Por que avaliar atitudes?

Metodologia:
Esse curso terá um formato de workshop na qual terá uma breve introdução aos temas e posteriormente os participantes trabalharão na avaliação de sua disciplina. Ainda, os participantes irão discutir em grupos diferentes formas da avaliação para aprendizagem. Finalmente, os participantes irão apresentar o formato inicial e final da avaliação.

Materiais:
Os participantes poderão escolher a melhor forma de apresentação, podendo levar o seu próprio laptop para a apresentação ou a forma que preferir.

Sobre o Professor:
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco – Itatiba (2010). Foi bolsista FAPESP de Iniciação Científica. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (CAPES 7). Foi Bolsista de Mestrado (GM) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui doutorado (bolsista CAPES) pela University of Groningen (Holanda) no Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR), desenvolvendo estudos com aquisição de habilidades e conhecimentos médicos. Foi pesquisador na University of Groningen em projeto ligado ao teste de progresso Holandês, Interuniversity Progress Test Medicine (iVGT). Atualmente, é pesquisador convidado na University of Groningen. Tem interesse em psicometria, ACT-R, Psicologia Cognitiva, Teste de Progresso e Educação Médica.

Dario Cecilio Fernandes
Researcher
Interuniversity Progress Test Medicine (iVGT)
Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR)
University of Groningen, University Medical Center Groningen

 

Ciclo de cursos de avaliação:
O curso de avaliação é composto por 5 encontros individuais. Você pode participar de todos ou daqueles que escolher, o certificado será emitido com a descrição dos encontros em que participou e carga horária respectiva.

1: Melhorando a aprendizagem por meio da avaliação
Carga horária: 3 horas
Dia: 25/02
Horário: 09:00 – 12:00

2: Avaliação de conhecimentos: estratégias de avaliação para aprendizagem
Carga horária: 3 horas
Dia: 08/04
Horário: 09:00 – 12:00

3: Avaliação de habilidades: por quê e como medir?
Carga horária: 3 horas
Dia: 22/04
Horário: 09:00 – 12:00

4: Avaliação de atitudes: a importância do comportamento na prática profissional
Carga horária: 3 horas
Dia: 06/05
Horário: 09:00 – 12:00

5: Avaliação de competências: onde estamos e para onde vamos?
Carga horária: 3 horas
Dia: 20/05
Horário: 09:00 – 12:00

Comentários estão fechados.