Internet e ensino: métodos e ideias para uso indolor de ferramentas

Ferramentas de mídias sociais podem promover aprendizagem, colaboração, participação em aula e até o impacto do conteúdo da disciplina. Diferentes tipos de mídias como blogs, wikis, redes sociais como Twitter e Facebook ou até mídias com vídeos (YouTube) e podcasts podem ser incorporadas em aula com diferentes finalidades e dificuldades de adoção. Este workshop discutirá possíveis usos destas ferramentas com suas vantagens e desvantagens. Especial atenção será dada às dificuldades e cuidados necessários. Serão apresentados também exemplos de uso  de cada uma delas.

Data: 28/11/19
Local: Auditório do EA2

Palestrantes

Prof. Dr. Atila Iamarino
Nerdologia

Biólogo bacharelado (2006) e doutor em microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente em evolução molecular. Fundador da maior rede de blogs de ciência em língua portuguesa, o ScienceBlogs Brasil. Atualmente faz comunicação de ciência no canal Nerdologia no YouTube para mais de 2 milhões de pessoas.

Prof. Dr. Leandro Tessler
UNICAMP

Possui bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Física – Tel Aviv University (1989). Foi pos-doc no ISMRa, Caen (1990) e na Ecole Polytechnique, Palaiseau (1993-94) É professor do IFGW da Universidade Estadual de Campinas desde 1991. Foi Coordenador Executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares – Comvest (2002-2009), com atuação em ensino superior, mecanismos de acesso e ação afirmativa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: luminescência do erbio e outros elementos das terras raras, nanoestruturas semicondutoras, semicondutores amorfos e EXAFS.

Prof. Dr. Rafael Bento Soares
NuminaLabs

Rafael Bento é pós doutor em biologia molecular, sócio da NuminaLabs, empresa de geração de conteúdo científico, coordenador do ScienceBlogs Brasil, maior rede de blogs científicos do País e fundador do Chopp comCiência e do Science Vlogs Brasil, selo de qualidade cientifica para canais de YouTube.