I Seminário da Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES)

Transmissão on-line do evento.

9 de maio – Auditório da Faculdade de Engenharia Química – UNICAMP

O evento debate os desafios da pedagogia universitária a serem enfrentados tanto pelos professores no âmbito dos diferentes cenários de aprendizagem em que atuam bem como pelos gestores da universidade de modo a conceber e dar sustentabilidade a ações institucionais que apoiem o trabalho docente socialmente referenciado. A existência de redes colaborativas focadas neste duplo desafio constitui-se a gênese da RADES* ( Rede de Apoio ao Docente do Ensino Superior), criada em 2016. O I Seminário da RADES busca favorecer o engajamento de diferentes professores e pesquisadores da pedagogia universitária e discutirá diretrizes para formulação de uma agenda comum de trabalho.

Objetivos: discutir os desafios da docência no ensino superior e o lugar dos espaços institucionais de apoio a docência universitária

*Saiba mais sobre a Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES)

Evento Gratuito – Os participantes receberão certificados

PROGRAMAÇÃO:

9h00 – Abertura

9h30 – Palestra: Desafios na docência no ensino superior

Coordenação: Profa. Dra. Beatriz Jansen Ferreira – (EA)2

Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha – UNISINOS

Docente colaborador da Universidade Federal de Pelotas e professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária, ensino superior e docência universitária.

11h00 Debate

12h00 às 13h00 Brunch

13h30 Mesa Redonda: Politicas de apoio à pedagogia universitária: responsabilidades institucionais

Coordenação: Profa. Dra. Mara de Sordi – (EA)2/Coordenadora da RADES

Prof. Dra. Sylvia Batista – UNIFESP

Atua na área de Educação e Saúde, com ênfase no Ensino em Ciências da Saúde, destacando-se os temas de formação docente para o ensino superior em saúde, aprendizagem e formação em saúde. Além da graduação, atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado) e Ensino em Ciências da Saúde (mestrado profissional). Atualmente é diretora do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo

Profa. Dra. Gladis Massini-Cagliari- UNESP

Professora Titular da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro. Atua como membro do Comitê Assessor da área de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq. Sua pesquisa está concentrada principalmente na busca de pistas nos registros das cantigas medievais profanas e religiosas que permitam vislumbrar a história do ritmo e da prosódia do português, de suas origens até os dias de hoje.

Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto – UNICAMP – 1o Coordenador do (EA)2

Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado no Institute of Latin American Studies (ILAS) na Columbia University (Nova Iorque, EUA, 2013). Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na qual foi coordenador de graduação do curso de História (2006/2010), chefe do Departamento de História (2013-2015) e, atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América.

Prof. Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite – UNICAMP – Coordenador do (EA)2

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado (1976) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem. A partir de 2013, coordena o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade.

15h30 – 17h Perspectivas de trabalho da Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (RADES) : negociando possibilidades

Mara Regina Lemes de Sordi – (EA)²

Coordenadora da RADES e Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação e Saúde desenvolvendo pesquisas ligadas à formação nestes campos tanto na educação superior como na educação básica com ênfase nos temas da avaliação educacional e institucional e projetos pedagógicos. Tem desenvolvido diferentes assessorias ligadas à implementação e avaliação de projetos pedagógicos inovadores.

Alessandra de Andrade Lopes- (CENEPP)

Atualmente é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Psicologia, campus de Bauru. Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão com as seguintes temáticas: enfrentamento, luto, atendimento psicoterapêutico individual e grupal a pessoas enlutadas, grupos educativos para profissionais da saúde e formação pedagógica e contínua de professores do Ensino Superior. Coordenadora Executiva da Unidade Complementar/Instituto Especial – Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas  – CENEPP/PROGRAD/UNESP.

Inscrições encerradas!