Estratégias Efetivas de Ensino e Aprendizagem: qual caminho seguir?

Image result for valdes bollela

Link para os materiais da palestra

Link para o vídeo

Prof. Valdes Roberto Bollela –
Médico infectologista, Professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); do Instituto FAIMER Brasil e do FAIMER Institute da Filadélfia-EUA.

“Frequentemente recebemos algum e-mail ou mensagem no whatsApp falando sobre “o fim” de uma estratégia de ensino e aprendizagem que já não serve mais ou o surgimento de uma novidade que veio para resolver os problemas relacionados ao ensino e aprendizagem, geralmente de maneira “mágica e instantânea.”

No último mês recebi de um amigo uma mensagem informando que a Universidade “X” nos Estados Unidos da América anunciou o fim da aula teórica na instituição. Lendo o texto ficava claro que naquela instituição a opção foi “matar e enterrar” a aula teórica. Além de um pouco sensacionalista, aquilo soou estranho para mim e demorei um pouco para entender o meu desconforto.

Se não bastasse, a todo momento a gente ouve falar de uma uma nova estratégia de ensino e aprendizagem apresentada no formado de uma sigla que está vinculada a um nome (geralmente em língua inglesa) trazendo novas idéias (que nem sempre são tão novas assim) e que deveriam nos ajudar, no entanto muitas vezes nos deixam confusos e não raramente angustiados.

Siglas como TBL (Team-based-learning), PBL(Problem-based learning ou project-based learning), DIL (directed independent learning , MOOC (Massive open online courses), SDL (self-directed learning); CBL (Case-based learning), SIL (self-independent learning); e nomes como Incidental learning; Flipped classroom, Peer-learning, Blended-learning entre tantos outros compõem um “menu de opções” das estratégias de ensino e aprendizagem que na maioria das vezes têm deixado os professores sem saber direito para onde ir e o que fazer.

Esta situação descrita acima é familiar para você?;

Você, as vezes, fica em dúvida se está oferecendo o melhor em termos de formação para os seus estudantes?

O preparo do professor para exercer o papel de educador e a qualidade dos cursos no ensino superior é algo importante para você?