Desafios da Docência Universitária

Data: 10 de Junho, às 09 horas no (EA)²

Público Alvo: Docentes da Unicamp

Síntese:
O campo da pedagogia universitária e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão como referente da qualidade da graduação. Que saberes docentes estão em questão? Quando a pesquisa e a extensão qualificam o ensino? Que desafios essa trilogia traz para a graduação?

Materiais apresentados

Palestrante:
Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha

Graduada em Ciências Sociais (1968) e Pedagogia (1974) pela Universidade Católica de Pelotas (1968), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). É professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (RS) onde foi Pró-Reitora de Graduação (1989-1992) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuou por 15 anos como supervisora pedagógica da Escola Técnica Federal de Pelotas. Atualmente é docente titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS). Integrou o Comitê da Área de Educação e Psicologia da FAPERGS entre 1990 e 1995. Fez parte da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES entre 1999 e 2005. Constituiu a Comissão Ministerial que propos o SINAES e fez parte da CONAES. Integrou o CA Educação do CNPq entre 2008 e 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia universitária e avaliação institucional.