Curso: Uso de IA Generativa no Ensino Superior
Responsável: Dr. Roberto Massi de Oliveira – IC/Unicamp
Número de Encontros: 4
Carga Horária: 8 horas (2 horas por encontro)
Pré-Requisito: Conta no ChatGPT (gratuita ou paga)
Modalidade: Presencial
Material Necessário: Computador com acesso à internet
Público-Alvo: Professores do ensino superior, tanto em exercício quanto em formação, interessados em aprender sobre IA generativa para atualizar suas práticas de ensino conforme as novas realidades educacionais, bem como aqueles que desejam entender as ferramentas para aplicar IA em suas áreas de atuação.
Datas e Horário: 6, 13, 20 e 27 de Maio de 2025/ Horario: 10h as 12h
Local: Auditório Raizes – Ea2 – CB55 Ciclo Básico
Inscrições aqui
Vagas limitadas (com confirmação de inscrição e lista de espera)
Objetivos de Aprendizagem
Este minicurso visa capacitar os participantes a utilizar ferramentas de IA generativa de forma
eficaz em contextos educacionais, explorando as potencialidades da tecnologia para atualizar
práticas pedagógicas e promover inovação no ensino superior. Ao final, os participantes
estarão aptos a empregar a IA para desenvolver e atualizar atividades educacionais, criar
materiais didáticos e explorar novas possibilidades para o ensino.
Conteúdo Programático
1o Encontro – O Uso de IA Generativa na Educação (6 de maio)
○ Introdução ao conceito de IA generativa e sua relevância para o ensino superior
○ Interface das ferramentas de IA e exemplos de uso no contexto educacional
○ Engenharia de prompts: boas práticas e estruturação de comandos eficientes
○ Aplicações práticas de IA generativa: criação de ementas, rubricas, listas de
exercícios e feedback em atividades
○ Atividade prática: desenvolvimento de ementas, rubricas e listas de exercícios
utilizando IA generativa
2o Encontro – Mudança de Paradigma no Ensino (13 de maio)
○ Reflexão sobre as tarefas que a IA pode resolver e as que exigem intervenção
humana
○ Estudo de caso: comparando ensino tradicional e uso de IA na disciplina de
programação
○ Aprofundamento na engenharia de prompts: decomposição de problemas em
prompts únicos e separados
○ Atividade prática: resolução de um problema ou elaboração de projeto, por meio
da decomposição de problemas, utilizando o ChatGPT
3o Encontro – Atualização das Estratégias de Desenho de Atividades (20 de maio)
○ Aprofundamento em engenharia de prompts: fluxogramas para decomposição de
problemas e validação das soluções
○ Definição do uso adequado da IA na educação e proteção contra mau uso da
tecnologia
○ Distinção entre “atividades boas” e “atividades ruins”, com exemplos de boas
práticas
○ Desenvolvimento de atividades com o auxílio da IA
○ Atividade prática: criação de atividades relacionadas à área de atuação dos
participantes utilizando o ChatGPT
4o Encontro – O Futuro da Educação com IA (27 de maio)
○ Reflexão sobre as perspectivas futuras para a IA na educação e sua integração
nas práticas pedagógicas
○ Impacto da IA na autoaprendizagem e no reforço do aprendizado
○ Tendências futuras e atualizações das ferramentas de IA generativa
○ Discussão sobre o impacto da IA no ensino superior e nas práticas educacionais
○ Atividade prática: elaboração de ementas ou atividades atualizadas incorporando
o uso de IA
Metodologia
Cada aula será composta por uma parte teórica, onde os participantes serão introduzidos aos
conceitos e exemplos práticos da IA generativa, seguida de uma parte prática, na qual
aplicarão os conhecimentos adquiridos em atividades utilizando o ChatGPT. A metodologia
será dinâmica, com ênfase no aprendizado ativo, incentivando os participantes a refletirem
sobre as novas possibilidades de uso da tecnologia em suas áreas de atuação e a
desenvolverem atividades de ensino inovadoras.
Sobre o responsável
Roberto Massi de Oliveira
Possui Graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2012), Mestrado em Ciência da Computação, na subárea de Redes de Computadores, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e Doutorado em Engenharia Elétrica, na subárea de Sistemas Eletrônicos com ênfase em Telecomunicações, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019), onde também realizou Pós-doutorado em Ciência da Computação, com enfoque em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, ao longo de 3 anos como bolsista PNPD/CAPES. Atuou como Professor Substituto no Instituto Federal de São Paulo e como Professor Doutor na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atualmente, atua como Pesquisador de Computing Education sob o fomento do Programa de Pesquisador Pós-Doutorado (PPPD) no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa voltada ao uso de IA Generativa no Ensino de Computação. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento, Redes de Computadores, Desenvolvimento de Software e Ensino.
http://lattes.cnpq.br/4554515788535957