Curso – Planejamento das Condições de Ensino, 7a Edição

Image result for subscribe iconInscrições aqui

Prof. Responsável : Prof. Dr. Sérgio Antônio da Silva Leite

No presente curso, pretende-se discutir as etapas consideradas relevantes no processo de planejamento e desenvolvimento do Ensino, na universidade. Especificamente, pretende-se identificar e analisar as principais decisões que um professor deve tomar para o desenvolvimento adequado do processo de Ensino-Aprendizagem com seus alunos.

É esperado que os professores participantes:

– identifiquem e analisem as etapas do planejamento do ensino, apontando as alternativas mais adequadas, tendo em vista o sucesso dos seus alunos;

– planejem um programa de ensino para a disciplina em que atuam como professores.

População a que se destina

Professores da Unicamp que atuam no ensino de Graduação

Conteúdos

– Conceitos de Ensino e Aprendizagem. Concepção tradicional: bases teóricas e críticas. Concepção interacionista: bases teóricas e implicações. A relação Ensino-Aprendizagem.

– Definição dos objetivos de ensino: as dimensões relevância e clareza. Os objetivos no Projeto Político Pedagógico do curso. Implicações.

– O início do processo de ensino: o repertório de conhecimentos do aluno como principal referência para o professor. A Avaliação Diagnóstica como instrumento de apoio para a decisão do professor. Implicações.

– Identificação dos conteúdos a serem abordados. Critérios para organização dos conteúdos. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de ensino. Definição de atividade de ensino. A estrutura das atividades de ensino. Possíveis problemas de uma atividade de ensino. Definição de procedimento de ensino. Atividades análogas e equivalentes nos procedimentos de ensino. Possíveis problemas de um procedimento de ensino. O ensino ativo. Implicações.

– Escolha dos procedimentos de Avaliação. Conceito de Avaliação: concepções tradicional e emancipatória. Bases teóricas. Possíveis efeitos aversivos da Avaliação. Alternativas para o processo de Avaliação visando ao sucesso do processo de Ensino-Aprendizagem. Avaliação coerente e contínua. Implicações.

– As questões burocráticas e administrativas e o processo de Ensino-Aprendizagem.

Atividades Previstas

– Apresentação oral e discussão grupal sobre os temas apresentados.

– Elaboração de um programa de ensino na área de atuação do aluno participante. Tal programa deverá ser elaborado por etapas, à medida que os conteúdos do curso forem sendo desenvolvidos.

– Apresentação dos programas para o grupo.

Carga horária e Cronograma

Estão previstos 10 encontros de três horas de duração cada, num total de 30 horas.

Os encontros ocorrerão nas dependências do EA2, no período das 9h às 12h, nos seguintes dias:

Abril – 06, (13), 20, 27

Maio – 04, 11, 18, 25

Junho – 01, 08, (15), 22, 29

Serão considerados aprovados os professores participantes que:

– elaborarem adequadamente os seus respectivos programas de ensino, com a entrega do relatório no último encontro;

– participarem, no mínimo, em 75% das aulas previstas.

Os docentes participantes aprovados terão direito ao certificado expedido pela PRG/EA2.

Image result for subscribe iconInscrições aqui