Curso para PEDs – Estudando Estratégias e Recursos para o Ensino Superior

Curso para PEDs – Estudando Estratégias e Recursos para o Ensino Superior – 2ª Ed. – 1o Sem 2021

Em parceria com o professor Gildo Girotto Júnior do Instituto de Química (IQ), que atua na formação docente dos PEDs do IQ e coordena a área de estágio do mesmo Instituto, o EA² oferece,no primeiro semestre de 2021, a segunda edição do curso voltado aos PEDs com foco central as estratégias e recursos para a docência no ensino superior.

Data e Local

São 3 encontros online pelo Google Meet
As quintas – feiras nos dias 15/04 – 22/04 e 29/04

Vagas limitadas, inscreva-se em: https://forms.gle/YfeGen9fu9C5fLzh7
Obs: será realizada uma confirmação da inscrição antes do início do curso.

Programa do Curso

Módulo 1: Estrutura do ensino superior e atuação docente para o Ensino
Será discutido brevemente a especificidade da função docente em suas múltiplas funções direcionando uma discussão mais detalhada para a atuação na dimensão do ensino.

Nesta perspectiva trabalharemos aspectos importantes da atuação trazendo tópicos sobre planejamento, avaliação, perfil dos estudantes, autonomia e afetividade. O objetivo deste módulo não é esgotar as discussões sobre cada um dos temas, mas fornecer subsídios para que, diante de diferentes situações ou professores e futuros professores possam reconhecer as demandas e buscar caminhos para equacioná-las.

Módulo 2: Recursos digitais para o ensino (remoto e presencial).
Neste módulo, inicialmente trabalharemos os conceitos de Ensino Híbrido, Ensino Remoto e Educação a distância. Em posse de argumentos, serão apresentados diferentes recursos, dos mais convencionais (recursos do google e moodle) aos menos convencionais (plataformas específicas, sistemas de transmissão). O objetivo é de instrumentalização para o ensino, seja ele remoto ou presencial, uma vez que o uso de tecnologias para a educação não ocorre (e nem deve) apenas no ensino remoto.

Módulo 3: Pensando uma proposta ativa de ensino
Neste módulo trabalharemos com a perspectiva das denominadas metodologias ativas para a educação retomando aspectos trabalhados nos módulos 1 e 2. Além das construções próprias dos participantes, serão avaliadas criticamente exemplos de propostas desenvolvidas em outros espaços, em situações presenciais, de ensino remoto emergencial e de ensino híbrido.

Gildo Girotto Júnior – Instituto de Química (IQ)

MS – 3.1 – Professor Doutor I
Licenciado UNESP-IQCAr (2007), Mestre em Ensino de Ciências – Química USP (2011), Doutor em Ensino de Ciências – Química USP (2015).

Área de Ensino de Química:
Formação inicial e continuada de professores. Desenvolvimento de saberes profissionais e estudo do reconhecimento, acesso e estratégias de desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na formação inicial e continuada de professores de química.
Estudo e desenvolvimento de estratégias de ensino interdisciplinares e práticas contextualizadas através de diferentes propostas metodológicas e de avaliação
Divulgação Científica.
Analítica: Determinação e quantificação de estrógenos e poluentes orgânicos persistentes em águas residuais. Otimização de técnicas de extração.