Curso: Metodologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência no Ensino Superior


Detalhes do Evento


Curso: Metodologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência no Ensino Superior

Profa. Dra. Sonia Caldas Pessoa – UFMG

11 e 12 de Março de 2025
das 9h as 18h –
Unicamp Campinas, Auditório Raízes, CB55, Ciclo Básico

Público-alvo: Professores, Funcionários, Estudantes da Unicamp

Curso Presencial

Inscrições limitadas (com confirmação e lista de espera)

1. Introdução:
O Curso de Metodologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência no Ensino Superior tem o objetivo de refletir sobre práticas inclusivas cotidianas para atendimento a pessoas com deficiência e em situação de deficiência em universidades públicas tanto do ponto de vista da sala de aula quanto dos demais espaços das instituições. Para tal, faz-se importante considerar as dimensões de acessibilidade, em especial a atitudinal ou afetiva, como costumamos denominar, previstas na legislação e outras que são necessárias para a hospitalidade e o acolhimento de pessoas com deficiência. As políticas de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior precisam envolver todas as instâncias da universidade para garantir a acolhida e a permanência desses alunos. Nesse sentido, é fundamental que os docentes, servidores e até mesmo discentes com e sem deficiência de instituições superiores aprimorem as habilidades que os permitam compreender as necessidades dos discentes com deficiência para a promoção e a construção de relacionamentos e interações numa perspectiva inclusiva, pautada na valorização da diversidade e na garantia do direito à educação para todos.

2. Objetivos
O principal objetivo do curso é promover a discussão de aspectos éticos e práticos da inclusão de
pessoas com deficiência no ensino superior, a partir de reflexões conceituais e exemplos cotidianos, tendo
em vista as demandas que se apresentam aos docentes, técnicos administrativos e até mesmo demais
discentes no que concerne aos discursos, ao acolhimento e à permanência de estudantes com deficiência no contexto da universidade pública. Entre os objetivos específicos, podemos relacionar os seguintes:

  • Oferecer bases conceituais para a compreensão da educação, comunicação interpessoal e
    acessibilidade como direito, numa perspectiva cidadã;
  • Suscitar no corpo docente, corpo técnico e discentes reflexões acerca da prática profissional inclusiva e acessível, motivando-os a contemplar metodologias inclusivas em suas atividades profissionais;
  • Identificar e refletir sobre práticas inclusivas e os desafios de deficiências diversas;
  • Disseminar, entre docentes, técnicos e discentes, práticas afetivas de inclusão;
  • Analisar, junto com os docentes, técnicos e estudantes demandas cotidianas de atendimento e convivência na comunidade univestiária;
  • Refletir sobre as trilhas da inclusão: articulação entre a legislação, o discurso, as barreiras atitudinais;
  • Informar, endereçar demandas, encaminhar corretamente, atender de forma adequada e respeitosa;
  • Cultura organizacional, comunicação interna e comunicação externa;
  • Como não ser uma organização/universidade capacitista

3. Metodologia
O presente curso será ofertado na modalidade presencial, no mês de março de 2025, em data a ser
acordada com a Unicamp, e incluirá aula expositiva, reflexões conceituais e práticas, espaço para debates,
exibição de material audiovisual, dinâmica que estimule os participantes a falar sobre os desafios e propostas de soluções de acordo com as necessidades da instituição.

4. Público-Alvo
Docentes, servidores técnico-administrativos da Unicamp e discentes com e sem deficiência, de
acordo com a capacidade do auditório onde será realizado.

5. Conteúdo programático
Dois dias, totalizando 14 horas-aula, sendo sete horas no primeiro dia (9h às 12h e 14h às 18h) e sete horas no segundo dia (9h às 12h e 14h às 18h).

Unidade I: Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: Trilhas entre a Legislação, o Discurso e as múltiplas deficiências
A Lei Brasileira de Inclusão
O modelo médico e o modelo biopsicossocial da deficiência
Deficiência: conceitos, tipos e abismos não previstos na legislação
O discurso e a exclusão: desafios cotidianos para inclusão
Sinal de alerta contra o capacitismo
O que atendimento inclusivo: princípios e dimensões

Unidade II: Vivências na universidade: Metodologias, Hospitalidade e as Barreiras Atitudinais
Estudantes com deficiência na universidade: E agora? Como lidar?
A entrada e a permanência de estudantes com deficiência na universidade pública: construção cotidiana para enfrentamento de barreiras físicas e atitudinais
Acessibilidade na universidade: produtos midiáticos inclusivos
Atividades de atendimento adaptadas

6. Nossa Experiência
O projeto aqui apresentado foi elaborado a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos últimos sete anos no Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências, no Laboratório de Experimentações Sonoras e na Rádio Terceiro Andar, coordenados por mim, bem como em outros espaços e instâncias da universidade. Fundado oficialmente no início de 2017, com registro no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O grupo conta com a participação de estudantes com deficiências diversas, em cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Levamos em consideração também nossa experiência na comissão gestora da Formação Transversal
em Acessibilidade e Inclusão na UFMG da qual faço parte desde 2018, além das disciplinas “Mídia,
deficiência, corpo e acessibilidade” e “Experiências Afetivas em Acessibilidade e Inclusão”, ministradas por
mim nesta formação. Nossa experiência está ancorada ainda na coordenação do Colegiado de Curso de
Graduação de Jornalismo, além de projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como “Eu existo e me movo:
experiências e mobilidade de pessoas com deficiência”, também coordenado por mim, e cujas produções
audiovisuais foram realizadas no Laboratório de Experimentações Sonoras da Fafich e veiculadas na Rádio
Terceiro Andar. Este projeto foi premiado como Melhor Trabalho apresentado no III Seminário do Programa
de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA), da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG) / Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG), em 2018. O projeto do curso inspira-se ainda
em experiências na criação e comissão gestora do Núcleo de Acolhimento e Diálogo da Faculdade de
Filosofia e Ciências Humanas (UFMG).

Este curso foi ministrado para docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Ouro
Preto (UFOP), em 2021. Uma série especial de cinco lives sobre acessibilidade para estudantes com
deficiência, cujo público foi formado por docentes, discentes e estudantes de diversas regiões do país, foi
realizada no Canal do YouTube Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão na UFMG, em 2022.
Uma versão compilada foi ministrada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em 2023,
com o título “Afetos e corpus sensível: Desafios teóricos e metodológicos”, e ainda na Universidade de
Brasília (UNB), também em versão compilada para docentes e discentes de Comunicaçã Social, em 2024,
com o título “Entre corpus sensível e metodologias vulneráveis: desafios da pesquisa à produção midiática”.
Publicamos também o ebook “Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras”, que traz um compilado de informações e uma proposta de epistemologia para concepção e aplicação prática de comunicação e acessibilidade constituída a partir da interlocução entre quem pesquisa, ensina e realiza
projetos de extensão na universidade e quem vivencia a situação de deficiência. No Laboratório de
Experimentações Sonoras da Fafich (LES/FAFICH) realizamos o experimento de audiolivro do mesmo
e-book. E a versão impressa do livro foi distribuída para as bibliotecas das 323 unidades escolares da rede pública municipal de Educação de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Educação Inclusiva e
Diversidade Étnico Racial da Rede Municipal de Belo Horizonte.

7. Bio Resumida
Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG). Bolsista
PQ (CNPQ) a partir de 2023. Professora visitante no Institut Mines-Telecom Évry, França, (2023/2024),
com bolsa Capes-Print. Co-coordenadora da Rádio Terceiro Andar, do Laboratório de Experimentações
Sonoras (FAFICH/UFMG) e do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências,
com cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Em 2018 recebeu o Prêmio O Erasmus+,
programa da União Europeia para os domínios da Educação, da Formação, da Juventude e do Desporto
para o período de 2014 a 2020, com vista a apoiar a execução da Agenda Política Europeia para a justiça
social, a inclusão, o crescimento e o emprego. Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de
Letras (FALE) da UFMG (2015). É autora dos livros Afetos de mãe: amor, morte e vida (2024) e
Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas (2018). É uma das
organizadoras do livro Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras. Organizou
mais de 15 livros desde 2011 sobre temáticas como afetos, metodologias vulneráveis, experiências
metodológicas, desigualdades sociais, gênero, crise da democracia, fluxos comunicacionais, ensino
remoto emergencial, entre outros temas. É coordenadora do GT Estudos Radiofônicos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). É diretora da Série Comunicação, Discursos e Experiências na Editora Fi. Foi Bolsista do CNPQ em doutorado sanduíche na Université Paris Est-Crèteil: Le Céditec (Centre d’étude des discours, images, textes, écrits, communication), Paris, França (2013/2014) e bolsista da Capes no Brasil (2012/2015). Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2005). Foi Diretora científica adjunta da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) na gestão 2017/2020. É integrante da Adal: Analyse des Discours de lAmérique latine, organização científica com sede na França e participação de pesquisadores franceses e da América Latina, e membra da Associação Latino-americana de Estudos do
Discurso (ALED). Graduada em Jornalismo, atuou em veículos de comunicação de Minas Gerais (rádio,
TV, jornal) além de assessorias de comunicação. Dedica-se desde 2002 à atividade acadêmica, tendo sido
professora de Comunicação Social (graduação e pós-graduação lato sensu) em instituições de ensino
superior em Minas Gerais. É idealizadora do Blog Tudo Bem Ser Diferente (https://tudobemserdiferente.wordpress.com), que abordou a educação inclusiva, compreendendo as
diferenças, as deficiências e a diversidade. O blog foi criado para compartilhar desafios e narrativas
sobre a inclusão da partir das experiências com o filho Pedro, que morreu aos 9 anos, em 2016, com
hidrocefalia.

8. Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Lei no 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com
Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Casa Civil, 2015.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
– LDB. Brasília: Casa Civil. 1996.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Acesso em:
19 out. 2020.
CAMPBELL, Fiona Kumari. Contours of ableism: the production of disability and abledness. Great Britain:
Palgrave Macmillan, 2009.
PESSOA, Sônia Caldas. Afetos de mãe: amor, morte e vida. Belo Horizonte. Belo Horizonte: Editora F4,
2024.
PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. 1. ed.
Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2018. v. 1. 120p.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. São Paulo: CosacNaify, 2015.
PESSOA, SÔNIA CALDAS; SALVINO, MATHEUS HENRIQUE DA SILVA . Podcast,
acessibilidade afetiva e inclusão:. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 17, p. 66-76, 2020.
PESSOA, Sônia Caldas; BRANDAO, V. C. ; MANTOVANI, C. A. . Imaginários sobre a deficiência:
mobilização de afetos cotidianos em campanhas publicitárias. InTexto, p. 164-186, 2019.
PESSOA, SÔNIA CALDAS; MANTOVANI, C. M. C. A.; MARQUES, A. C. S.; JACOME,
P. (Org.). Comunicação e acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras. 1. ed. Porto
Alegre: Editora Fi, 2023. v. 1. 134p .
MANTOVANI, C. M. C. A.; PESSOA, Sônia Caldas; SARAIVA, L. A. S. Afetos e
experiências da, na e para a universidade Volume 2. U. ed. Cachoeirinha: Editora Fi, 2024. v.
1. 301p .
PESSOA, Sônia Caldas; SARAIVA, L. A. S. (Org.); MANTOVANI, CAMILA MACIEL
CAMPOLINA ALVES (Org.) . Afetos e experiências: da, na e para a universidade. 1. ed.
Cachoeirinha: Editora Fi, 2023. v. 1. 332p.
PESSOA, Sônia Caldas. Encontros de corpos em universidades: afetos que nos inspiram e nos
instigam. In: Sônia Caldas Pessoa; Camila Maciel Campolina Alves Mantovani; Luiz Alex
Silva Saraiva. (Org.). Afetos e experiências: da, na e para a universidade. 1ed.Cachoeirinha:
Editora Fi, 2023, v. 1, p. 16-33.
PESSOA, SÔNIA CALDAS. TRAVESSIAS CIENTÍFICAS: VULNERABILIDADES
NOSSAS EM TERRA FIRME OU MAR REVOLTO. In: Luiz Alex Silva Saraiva; Sônia
Caldas Pessoa; Camila Maciel Campolina Alves Mantovani. (Org.). Metodologias
Vulneráveis. 1ed.Cachoeirinha: Editora Fi, 2023, v. 1, p. 46-106.
MANTOVANI, C. A.; PESSOA, SÔNIA CALDAS . No tempo da delicadeza: experiências de
acessibilidades possíveis e hospitalidade. In: Sônia Caldas Pessoa. (Org.). Trilhas e desafios
do ensino remoto emergencial. 1ed.Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2022, v. 1, p.
153-172.

 

Profa. Dra. Sonia Caldas Pessoa – UFMG
Profa. do Departamento de Comunicação Social / PPGCOM / UFMG
Coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências
Coordenadora do Laboratório de Experimentações Sonoras (LES/FAFICH)
Coordenadora da Rádio Terceiro Andar
Currículo lattes / Perfil Academia / Orcid

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