Ciclo de Cursos de Avaliação – 2a Edição

Introdução

Nas últimas décadas, a utilização da avaliação de competência de alunos vem crescendo. No entanto, uma das grandes dificuldades é o entendimento e como avaliar competências. Esse curso visa discutir o conceito de competência assim como as possíveis formas de avaliação. Além dessa discussão, os participantes também irão revisar seu modelo atual de avaliação, planejar e apresentar como tal modelo pode ser modificado para a inclusão da avaliação de competências.

Objetivos

Esse curso tem como objetivo discutir e introduzir avaliação de competências como parte do sistema de avaliação da disciplina.

• Competências
  • Avaliação de competências
  • Competência versus Conhecimento
  • Aprendizagem de competência
  • Por que avaliar competência?

Metodologia

Esse curso terá um formato de workshop na qual terá uma breve introdução aos temas e posteriormente os participantes trabalharão na avaliação de sua disciplina. Ainda, os participantes irão discutir em grupos diferentes formas da avaliação para aprendizagem. Finalmente, os participantes irão apresentar o formato inicial e final da avaliação.

Materiais

Os participantes poderão escolher a melhor forma de apresentação, podendo levar o seu próprio laptop para a apresentação ou a forma que preferir.

Cronograma

O curso de avaliação é composto por 4 encontros individuais. Você pode participar de todos ou daqueles que escolher, o certificado será emitido com a descrição dos encontros em que participou e carga horária respectiva.

1: Melhorando a aprendizagem por meio da avaliação
Dia: 03/05

2: Avaliação de conhecimentos: estratégias de avaliação para aprendizagem
Dia: 17/05
Horário: 09:00 – 12:00

3: Avaliação de habilidades: por quê e como medir?
Dia: 24/05
Horário: 09:00 – 12:00

4: Avaliação de atitudes e competências: a importância do comportamento na prática profissional
Dia: 07/06

Inscrições: pelo link

Professor Responsável

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco – Itatiba (2010). Foi bolsista FAPESP de Iniciação Científica. Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (CAPES 7). Foi Bolsista de Mestrado (GM) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui doutorado (bolsista CAPES) pela University of Groningen (Holanda) no Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR), desenvolvendo estudos com aquisição de habilidades e conhecimentos médicos. Foi pesquisador na University of Groningen em projeto ligado ao teste de progresso Holandês, Interuniversity Progress Test Medicine (iVGT). Atualmente, é pesquisador convidado na University of Groningen. Tem interesse em psicometria, ACT-R, Psicologia Cognitiva, Teste de Progresso e Educação Médica.

Dario Cecilio Fernandes
Researcher
Interuniversity Progress Test Medicine (iVGT)
Center for Education Development and Research in Health Professions (CEDAR)