Oficina – Práticas de educação inclusiva para pessoas com deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades


Detalhes do Evento


Oficina – Práticas de educação inclusiva para pessoas com deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades

 

Duração e cronograma: 03 horas de duração por encontro, totalizando 09 horas, nos dias 12, 19 e 26/09/2024 (quintas-feiras), das 14 horas às 17 horas.
Local: Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (Sala CB 55 – Ciclo Básico)
Público-alvo: docentes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Oficina Presencial

Inscrições (vagas limitadas): https://forms.gle/7SEjwR4TX5eUFtLn6

 

Objetivos da oficina:

  • Contextualizar e apresentar ao corpo docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o panorama sobre o público atendido pela educação inclusiva.
  • Apresentar técnicas, abordagens e recursos práticos educacionais validados para utilização com alunos com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.
  • Desenvolver habilidades de mapeamento, planejamento e efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, incluindo possível manejo comportamental em sala de aula.
  • Direcionar ações estratégicas de observação e encaminhamento de alunos com suspeita de deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.
  • Destacar a importância do professor no Ensino Individualizado. 

 

Ementa:

Preparo prévio: questionário sobre perfil e expectativas dos docentes matriculados.

Encontro 01:

  • Sondagem e contextualização
  • Adaptações previstas e fluxos necessários na educação inclusiva
  • Tipos de deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades: como proceder enquanto docentes universitários
  • Direitos e deveres do educador, do aluno e da instituição nos contextos de deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades
  • Dislexia, discalculia, disgrafia e similares: observações e práticas letivas.
  • Adaptação curricular: exercício prático baseado nas disciplinas lecionadas pelos matriculados na oficina

 

Encontro 02:

Preparo prévio: estudo de caso de transtornos de aprendizagem presentes em alunos universitários.

  • Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência física
  • Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência auditiva
  • Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência visual
  • Adaptações metodológicas para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD): manejo em sala de aula
  • Capacitismo e práticas docentes
  • Produção e aplicação do Plano de Ensino Individualizado (PEI): estudo de caso

 

Encontro 03:

Preparo prévio: estudo de características presentes nas pessoas com TEA.

  • Adaptações metodológicas para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA)
  • Adaptações metodológicas para pessoas com Superdotação e Altas habilidades (SD/AH)
  • Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência intelectual
  • Adaptação de avaliação inclusiva baseada em instrumentos padronizados
  • Roda de dúvidas e feedbacks

 

Pós-curso – bônus remoto:

  • Aplicativo Educacional – Jornada de educação inclusiva no Ensino Superior e acesso a conteúdos tanto escolares quanto familiares.
  • Aplicativo de comunidade para recebimento de documentos e orientações.

 

Docente:

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas

Pedagoga, especialista em educação inclusiva, psicopedagoga especialista em educação inclusiva, autora de mais de 20 livros, professora e coordenadora universitária, docente cênica, palestrante, formadora e consultora de inclusão há 20 anos para mais de 6.500 educadores, 1.200 famílias e aproximadamente 200 instituições no Brasil e exterior. Sócia-fundadora da Lux Educação Inclusiva, empresa-filha da Unicamp. 

 

Apoio técnico:

Paulo Cesar Kussler

Mestrando em Ciências da Computação na Unicamp – Campinas SP. Bacharel em Ciências da Computação na Universidade Feevale, onde atuou como bolsista de diversos projetos de pesquisa, líder técnico do laboratório LABEX Feevale e HP do Brasil e do Programa Mãe-bebê da Universidade Feevale, programa multidisciplinar à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, do neonato e da criança até 12 meses. Fundador da startup de desenvolvimento SayMe e Lux Educação Inclusiva.

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