Oficina – Práticas de educação inclusiva para pessoas com deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades
Duração e cronograma: 03 horas de duração por encontro, totalizando 09 horas, nos dias 12, 19 e 26/09/2024 (quintas-feiras), das 14 horas às 17 horas.
Local: Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (Sala CB 55 – Ciclo Básico)
Público-alvo: docentes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Oficina Presencial
Inscrições (vagas limitadas): https://forms.gle/7SEjwR4TX5eUFtLn6
Objetivos da oficina:
- Contextualizar e apresentar ao corpo docente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o panorama sobre o público atendido pela educação inclusiva.
- Apresentar técnicas, abordagens e recursos práticos educacionais validados para utilização com alunos com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.
- Desenvolver habilidades de mapeamento, planejamento e efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, incluindo possível manejo comportamental em sala de aula.
- Direcionar ações estratégicas de observação e encaminhamento de alunos com suspeita de deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.
- Destacar a importância do professor no Ensino Individualizado.
Ementa:
Preparo prévio: questionário sobre perfil e expectativas dos docentes matriculados.
Encontro 01:
- Sondagem e contextualização
- Adaptações previstas e fluxos necessários na educação inclusiva
- Tipos de deficiências, transtornos de aprendizagem e altas habilidades: como proceder enquanto docentes universitários
- Direitos e deveres do educador, do aluno e da instituição nos contextos de deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades
- Dislexia, discalculia, disgrafia e similares: observações e práticas letivas.
- Adaptação curricular: exercício prático baseado nas disciplinas lecionadas pelos matriculados na oficina
Encontro 02:
Preparo prévio: estudo de caso de transtornos de aprendizagem presentes em alunos universitários.
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência física
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência auditiva
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência visual
- Adaptações metodológicas para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD): manejo em sala de aula
- Capacitismo e práticas docentes
- Produção e aplicação do Plano de Ensino Individualizado (PEI): estudo de caso
Encontro 03:
Preparo prévio: estudo de características presentes nas pessoas com TEA.
- Adaptações metodológicas para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA)
- Adaptações metodológicas para pessoas com Superdotação e Altas habilidades (SD/AH)
- Adaptações metodológicas para pessoas com deficiência intelectual
- Adaptação de avaliação inclusiva baseada em instrumentos padronizados
- Roda de dúvidas e feedbacks
Pós-curso – bônus remoto:
- Aplicativo Educacional – Jornada de educação inclusiva no Ensino Superior e acesso a conteúdos tanto escolares quanto familiares.
- Aplicativo de comunidade para recebimento de documentos e orientações.
Docente:
Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas
Pedagoga, especialista em educação inclusiva, psicopedagoga especialista em educação inclusiva, autora de mais de 20 livros, professora e coordenadora universitária, docente cênica, palestrante, formadora e consultora de inclusão há 20 anos para mais de 6.500 educadores, 1.200 famílias e aproximadamente 200 instituições no Brasil e exterior. Sócia-fundadora da Lux Educação Inclusiva, empresa-filha da Unicamp.
Apoio técnico:
Paulo Cesar Kussler
Mestrando em Ciências da Computação na Unicamp – Campinas SP. Bacharel em Ciências da Computação na Universidade Feevale, onde atuou como bolsista de diversos projetos de pesquisa, líder técnico do laboratório LABEX Feevale e HP do Brasil e do Programa Mãe-bebê da Universidade Feevale, programa multidisciplinar à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, do neonato e da criança até 12 meses. Fundador da startup de desenvolvimento SayMe e Lux Educação Inclusiva.