Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos

Orientações sobre o planejamento de disciplina e organização do AVA

ORIENTAÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA E A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Planejamento da Disciplina – Projeto de Aula Digital

Deve ser conduzido pelo o que pretendemos que os estudantes aprendam e em como podemos ajudá-los a conseguir isso, e não pela lista de conteúdo que se pretende ensinar (Biggs, 2003);

O ponto de partida e central para as decisões de planejamento deve ser a  PERSPECTIVA DO ESTUDANTE (expectativas, aprendizagens anteriores, vivências, condições de acesso aos recursos digitais);

Considerar o estudante como indivíduo ativo e construtor de seu conhecimento (APRENDIZAGEM CENTRADA NO ESTUDANTE)

Apoiar o estudante no fortalecimento de suas estratégias de monitoramento e gerenciamento de estudos;

Avaliar se as condições planejadas oferecem oportunidades para o engajamento dos estudantes.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs

AVAs são sistemas computacionais que armazenam, disponibilizam e administram conteúdos em diferentes formatos;

Os AVAs possibilitam a interação entre estudante-conteúdo, estudante-estudante e estudante-professor, combinados em um modo assíncrono e síncrono de comunicação.

O conjunto dessas funcionalidades deve ser usado para viabilizar a proposta pedagógica da disciplina (e não o contrário).

Sugestões para o Projeto de Aula Virtual

Comece com uma ORIENTAÇÃO

Insira um breve comentário no início de cada aula digital com orientação de estudos.

Aproveite para indicar pontos tratados anteriormente que sejam relevantes para essa aula.

Inclua, se possível, um VÍDEO

Funciona como o primeiro indutor de estudo do conteúdo da disciplina. Devem ser curtos, de até 15 ou 20 minutos.

Caso tenha necessidade de um vídeo de maior duração, grave-o em vários partes.

Disponibilize MATERIAL DE APOIO

Textos, gráficos, animações e links para materiais para apoiar a aprendizagem. Pode ser dividido em Texto Base e material complementar, por exemplo.

Organize ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

Exercício teórico, estudo dirigido, lista de exercício ou outra atividade para compreensão de conceitos e sua aplicação.
Essas atividades podem ser individuais ou realizadas em grupos.

Mantenha um FÓRUM DE DISCUSSÃO

Ambiente coletivo para postar dúvidas e possibilitar uma interação coletiva assíncrona e síncrona. Neste caso, deve-se
informar aos estudantes o momento em que o professor estará na “sala” do fórum.

AVALIAÇÃO

Exercício, atividades ou projetos que se traduzam em FEEDBACK AO PROFESSOR sobre a necessidade de ajustar o seu planejamento inicial quanto ao andamento da disciplina. Poderão ou não gerar conceitos/notas, conforme programação previamente combinada com a turma.

FINALIZE com uma nova ORIENTAÇÃO

Insira um breve comentário com orientação de estudos e apontamentos sobre os próximos assuntos a serem
tratados na disciplina. Incentive os estudantes a monitorarem e gerenciarem os seus estudos e a
dialogarem com você se tiverem dúvidas ou dificuldades.

COMO FICA A IMPLEMENTAÇÃO DESSAS SUGESTÕES NO MOODLE?

Versão em PDF

Material Exemplo