Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

28 – Capacitação dos Alunos com uso de IA

Capacitação dos Alunos com uso de IA

A IA capacita os alunos, promovendo a independência e o pensamento crítico. Com os recursos de IA, os alunos podem assumir um maior controlo sobre o seu processo de aprendizagem, explorando as matérias ao seu próprio ritmo e de acordo com os seus interesses. Os sistemas de IA também podem incentivar os alunos a empenharem-se no pensamento crítico e na resolução de problemas. Ao apresentar-lhes cenários do mundo real e tarefas interativas de resolução de problemas, as ferramentas de IA podem aperfeiçoar as capacidades analíticas e de tomada de decisões dos alunos. Além disso, a integração da IA no ensino prepara os alunos para um futuro cada vez mais marcado pela tecnologia. Ao interagir com as ferramentas de IA e aprender sobre as suas funcionalidades e aplicações, os alunos adquirem competências essenciais de literacia digital e uma compreensão do impacto da IA em vários aspetos da vida e do trabalho. Este conhecimento dota-os das competências necessárias para navegar e ter sucesso num mundo orientado para a tecnologia. Essencialmente, o papel da IA na capacitação dos alunos não consiste apenas em melhorar a experiência de aprendizagem, mas também em equipá-los com as competências e a confiança necessárias para serem bem sucedidos numa paisagem digital em rápida evolução.

 

Atividades Relacionadas

  • Implementar a aprendizagem adaptativa baseada em IA
  • Desenvolver ferramentas de aprendizagem de IA inclusivas
  • Orientar os alunos em projetos de IA
  • Organizar workshops de literacia em IA
  • Promover a utilização ética da IA
  • Apoiar a aprendizagem autodirigida com IA
  • Partilhar histórias de sucesso da IA na aprendizagem

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Uso muito raramente IAs para personalizar as experiências de aprendizagem de meus alunos.

  • Personalized Education in the Artificial Intelligence Era: What to Expect Next (Maghsudi et al 2021.pdf)
  • Personalized education and Artificial Intelligence in the United States, China, and India: A systematic review using a Human-In-The-Loop model (Bhutoria 2022.pdf)
  • APRENDIZAGEM ADAPTATIVA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO  (Costa Jr et al 2023 B.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Exploro e testo várias ferramentas de IA para apoiar a aprendizagem diferenciada e avalio o seu impacto no envolvimento dos alunos, procuro obter feedback dos alunos sobre as ferramentas de IA e faço os ajustes necessários para melhor satisfazer as suas necessidades.

  • Educação a distância e o uso da inteligência artificial: Uma reflexão sobre o uso da inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem (Barros et al 2023.pdf)
  • O Impacto da Inteligência Artificial na Educação a Distância: Vantagens, Desafios e Exemplo de Aplicação Bem-Sucedida   (Candeia et al 2024.pdf)
  • Personalized learning full-path recommendation model based on LSTM neural networks (Zhou et al 2018.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Utilizo regularmente a IA para apoiar e melhorar as experiências de aprendizagem personalizadas e atender às diversas necessidades dos alunos e utilizo dados de ferramentas de IA para informar estratégias de instrução e apoiar caminhos de aprendizagem individuais.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Integro habilmente ferramentas avançadas de IA para fornecer suporte abrangente para aprendizagem personalizada e necessidades especiais e desenvolvo e implemento abordagens pedagógicas inovadoras usando IA para capacitar os alunos.

  • Uma revisão sistemática sobre o papel da inteligência artificial no ensino superior para promoção da aprendizagem adaptativa (Lemos 2024.pdf)
  • Explorando a Inteligência Artificial para Personalização do Ensino em Ambientes de Educação Especial (Narciso Fernandes e Silva 2024.pdf)
  • Addressing Web Accessibility Challenges with Generative Artificial Intelligence Tools for Inclusive Education (Acosta-Vargas et al 2024.pdf)
  • Exploring the Benefits of Artificial Intelligence in Enhancing Learning, Accessibility, and Teaching Efficiency (Sain 2024.pdf)

(B2.B) Lidero sessões de desenvolvimento profissional ou workshops sobre a utilização da IA para capacitar os alunos, partilhando conhecimentos com outros educadores.

  • Evaluation of an artificial intelligence literacy course for university students with diverse study backgrounds (Kong et al 2021.pdf)
  • Artificial Intelligence Education and Tools for Medical and Health Informatics Students: Systematic Review (Sapci e Sapci 2020.pdf)
  • Erros Comuns de Docentes sem Letramento em Inteligência Artificial: uma Revisão Integrativa para o Ensino Superior (Ricieri et al 2024.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Lidero iniciativas que melhoram significativamente a capacitação dos alunos através da IA, com impacto nas normas e práticas educativas a nível institucional ou mais alargado.

  • Validación de un cuestionario sobre las percepciones y usos de la IA-Gen entre estudiantes de pedagogía (Espinoza-San Juan Raby e Sagredo-Lillo 2024.pdf)
  • Development of AI Competencies for future teachers: A practical experience creating interactive narratives (Cortés et al 2024.pdf)
  • First-year students AI-competence as a predictor for intended and de facto use of AI-tools for supporting learning processes in higher education (Delcker et al 2024.pdf)

(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de aprendizagem personalizada com suporte das IAs e adapto os meus métodos em conformidade.

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS (Santos Jorge e Winkler 2021.pdf)
  • Ethical artificial intelligence for teaching-learning in higher education (Airaj 2024.pdf)
  • Integration of Artificial Intelligence in Academia: A Case Study of Critical Teaching and Learning in Higher Education (Irfan et al 2023.pdf)
  • Evolution to revolution: Critical exploration of educators’ perceptions of the impact of Artificial Intelligence (AI) on the teaching and learning process in the GCC region (Shamsuddinova et al. 2024.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Contribuo com ideias originais ou pesquisas no domínio da IA para a capacitação dos alunos, fazendo avançar o domínio.

  • Medical students need artificial intelligence and machine learning training (Pucchio Eisenhauer e Moraes 2021.pdf)
  • Teaching and learning computational thinking through solving problems in Artificial Intelligence: On designing introductory engineering and computing courses (Silapachote e Srisuphab 2016.pdf)
  • Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique (Matenga e Rodas 2023.pdf)
  • La implementación de la Inteligencia Artificial en la enseñanza de la programación. Un estudio sobre el uso ético de ChatGPT en el aula (Terán 2023.pdf)

 

Fonte: Suplemento ao Quadro DigCompEdu – AI Pioneers

Sumário