Como podemos ajudar?
28 – Capacitação dos Alunos com uso de IA
Capacitação dos Alunos com uso de IA
A IA capacita os alunos, promovendo a independência e o pensamento crítico. Com os recursos de IA, os alunos podem assumir um maior controlo sobre o seu processo de aprendizagem, explorando as matérias ao seu próprio ritmo e de acordo com os seus interesses. Os sistemas de IA também podem incentivar os alunos a empenharem-se no pensamento crítico e na resolução de problemas. Ao apresentar-lhes cenários do mundo real e tarefas interativas de resolução de problemas, as ferramentas de IA podem aperfeiçoar as capacidades analíticas e de tomada de decisões dos alunos. Além disso, a integração da IA no ensino prepara os alunos para um futuro cada vez mais marcado pela tecnologia. Ao interagir com as ferramentas de IA e aprender sobre as suas funcionalidades e aplicações, os alunos adquirem competências essenciais de literacia digital e uma compreensão do impacto da IA em vários aspetos da vida e do trabalho. Este conhecimento dota-os das competências necessárias para navegar e ter sucesso num mundo orientado para a tecnologia. Essencialmente, o papel da IA na capacitação dos alunos não consiste apenas em melhorar a experiência de aprendizagem, mas também em equipá-los com as competências e a confiança necessárias para serem bem sucedidos numa paisagem digital em rápida evolução.
Atividades Relacionadas
- Implementar a aprendizagem adaptativa baseada em IA
- Desenvolver ferramentas de aprendizagem de IA inclusivas
- Orientar os alunos em projetos de IA
- Organizar workshops de literacia em IA
- Promover a utilização ética da IA
- Apoiar a aprendizagem autodirigida com IA
- Partilhar histórias de sucesso da IA na aprendizagem
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Uso muito raramente IAs para personalizar as experiências de aprendizagem de meus alunos.
- Personalized Education in the Artificial Intelligence Era: What to Expect Next (Maghsudi et al 2021.pdf)
- Personalized education and Artificial Intelligence in the United States, China, and India: A systematic review using a Human-In-The-Loop model (Bhutoria 2022.pdf)
- APRENDIZAGEM ADAPTATIVA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO (Costa Jr et al 2023 B.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Exploro e testo várias ferramentas de IA para apoiar a aprendizagem diferenciada e avalio o seu impacto no envolvimento dos alunos, procuro obter feedback dos alunos sobre as ferramentas de IA e faço os ajustes necessários para melhor satisfazer as suas necessidades.
- Educação a distância e o uso da inteligência artificial: Uma reflexão sobre o uso da inteligência artificial no processo ensino-aprendizagem (Barros et al 2023.pdf)
- O Impacto da Inteligência Artificial na Educação a Distância: Vantagens, Desafios e Exemplo de Aplicação Bem-Sucedida (Candeia et al 2024.pdf)
- Personalized learning full-path recommendation model based on LSTM neural networks (Zhou et al 2018.pdf)
B1- Integrador
(B1) Utilizo regularmente a IA para apoiar e melhorar as experiências de aprendizagem personalizadas e atender às diversas necessidades dos alunos e utilizo dados de ferramentas de IA para informar estratégias de instrução e apoiar caminhos de aprendizagem individuais.
- Challenges and Future Directions of Big Data and Artificial Intelligence in Education (Luan et al 2020.pdf)
- OnTask: delivering data-informed, personalized learning support actions (Pardo et al 2018.pdf)
- O papel da inteligência artificial no apoio ao ensino personalizado (Franqueira et al 2024.pdf)
- Aplicação da IA na educação proposta de utilização de um ava com IA(Nunes et al 2020.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Integro habilmente ferramentas avançadas de IA para fornecer suporte abrangente para aprendizagem personalizada e necessidades especiais e desenvolvo e implemento abordagens pedagógicas inovadoras usando IA para capacitar os alunos.
- Uma revisão sistemática sobre o papel da inteligência artificial no ensino superior para promoção da aprendizagem adaptativa (Lemos 2024.pdf)
- Explorando a Inteligência Artificial para Personalização do Ensino em Ambientes de Educação Especial (Narciso Fernandes e Silva 2024.pdf)
- Addressing Web Accessibility Challenges with Generative Artificial Intelligence Tools for Inclusive Education (Acosta-Vargas et al 2024.pdf)
- Exploring the Benefits of Artificial Intelligence in Enhancing Learning, Accessibility, and Teaching Efficiency (Sain 2024.pdf)
(B2.B) Lidero sessões de desenvolvimento profissional ou workshops sobre a utilização da IA para capacitar os alunos, partilhando conhecimentos com outros educadores.
- Evaluation of an artificial intelligence literacy course for university students with diverse study backgrounds (Kong et al 2021.pdf)
- Artificial Intelligence Education and Tools for Medical and Health Informatics Students: Systematic Review (Sapci e Sapci 2020.pdf)
- Erros Comuns de Docentes sem Letramento em Inteligência Artificial: uma Revisão Integrativa para o Ensino Superior (Ricieri et al 2024.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Lidero iniciativas que melhoram significativamente a capacitação dos alunos através da IA, com impacto nas normas e práticas educativas a nível institucional ou mais alargado.
- Validación de un cuestionario sobre las percepciones y usos de la IA-Gen entre estudiantes de pedagogía (Espinoza-San Juan Raby e Sagredo-Lillo 2024.pdf)
- Development of AI Competencies for future teachers: A practical experience creating interactive narratives (Cortés et al 2024.pdf)
- First-year students AI-competence as a predictor for intended and de facto use of AI-tools for supporting learning processes in higher education (Delcker et al 2024.pdf)
(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de aprendizagem personalizada com suporte das IAs e adapto os meus métodos em conformidade.
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS (Santos Jorge e Winkler 2021.pdf)
- Ethical artificial intelligence for teaching-learning in higher education (Airaj 2024.pdf)
- Integration of Artificial Intelligence in Academia: A Case Study of Critical Teaching and Learning in Higher Education (Irfan et al 2023.pdf)
- Evolution to revolution: Critical exploration of educators’ perceptions of the impact of Artificial Intelligence (AI) on the teaching and learning process in the GCC region (Shamsuddinova et al. 2024.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Contribuo com ideias originais ou pesquisas no domínio da IA para a capacitação dos alunos, fazendo avançar o domínio.
- Medical students need artificial intelligence and machine learning training (Pucchio Eisenhauer e Moraes 2021.pdf)
- Teaching and learning computational thinking through solving problems in Artificial Intelligence: On designing introductory engineering and computing courses (Silapachote e Srisuphab 2016.pdf)
- Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique (Matenga e Rodas 2023.pdf)
- La implementación de la Inteligencia Artificial en la enseñanza de la programación. Un estudio sobre el uso ético de ChatGPT en el aula (Terán 2023.pdf)