Como podemos ajudar?
27 – Uso de IA para realização de Avaliações
Uso de IA para realização de Avaliações
Para além da eficiência, a IA transforma a avaliação num processo mais adaptativo e formativo. Os testes adaptativos, alimentados por IA, ajustam a dificuldade das perguntas com base no desempenho do aluno em tempo real, assegurando que a avaliação se alinha com as capacidades e o nível de conhecimentos de cada aluno. Esta adaptabilidade torna as avaliações mais personalizadas e menos stressantes para os alunos, uma vez que são continuamente avaliados a um nível de desafio adequado. A IA também abre caminho a métodos de avaliação inovadores, como as avaliações baseadas em jogos e simulações, em que a tomada de decisões, as capacidades de resolução de problemas e a aplicação de conhecimentos dos alunos podem ser avaliadas de forma interativa e cativante. De um modo geral, a integração da IA nas práticas de avaliação contribui para uma compreensão mais matizada da eficácia educativa. Permite o aperfeiçoamento contínuo das metodologias de ensino com base em informações abrangentes e baseadas em
Atividades Relacionadas
- Implementar ferramentas de classificação baseadas em IA
- Realizar seminários sobre avaliação ética da IA
- Conceber atividades de avaliação com recurso à IA
- Manter-se informado sobre as tendências de avaliação da IA
- Promover a integridade académica nas avaliações assistidas por IA
- Partilhar as melhores práticas na avaliação da IA
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Uso muito raramente IAs para elaborar, melhorar ou construir avaliações.
- Artificial Intelligence for Assessment and Feedback to Enhance Student Success in Higher Education (Hooda et al 2022.pdf)
- AVALIAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA EXPLORAÇÃO PRELIMINAR (Silva Guilherme e Garcia 2024.pdf)
- Artificial Intelligence in Assessment of Students’ Performance (Dhara et al 2022.pdf)
- Exploring the use of artificial intelligence (AI) in the delivery of effective feedback (J. Venter et al 2024.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Exploro ativamente diferentes ferramentas de avaliação baseadas em IA, integrando-as em algumas avaliações para aumentar a eficiência e a interpretação de dados coletados por elas.
- Exploring the potential of artificial intelligence tools in educational measurement and assessment (Owan et al 2023.pdf)
- Leveraging AI in E-Learning: Personalized Learning and Adaptive Assessment through Cognitive Neuropsychology—A Systematic Analysis (Halkiopoulos e Gkintoni 2024.pdf)
- Avaliação digital: métodos e ferramentas para o monitoramento da aprendizagem (A. Silva 2024.pdf)
B1- Integrador
(B1) Utiliza regularmente ferramentas de IA para uma variedade de tarefas de avaliação, melhorando a eficiência e a eficácia do processo de avaliação. Tomo decisões baseadas em dados gerados pela IA para informar estratégias de ensino e identificar áreas para o aperfeiçoamento dos alunos.
- ChatGPT and Generative AI: Possibilities for Its Contribution to Lesson Planning, Critical Thinking and Openness in Teacher Education (Van Der Berg e Du Plessis 2023.pdf)
- Leveraging Generative AI Tools for Enhanced Lesson Planning in Initial Teacher Education at Post Primary (Kehoe 2023.pdf)
- AURORA: Um Modelo de Inteligência Artificial para Mediação de Atividades Educacionais (Serzedello et al 2023.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Emprego, com perícia, ferramentas avançadas de avaliação de IA, como a análise preditiva e os testes adaptativos, para adaptar as avaliações às necessidades individuais dos alunos.
- Sistema de avaliação baseado em técnicas de aprendizado de máquina (Siqueira e Mota 2017.pdf)
- PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS (Manhães e Cruz 2019.pdf)
- Student performance analysis and prediction in classroom learning: A review of educational data mining studies (Khan e Ghosh 2020.pdf)
- Predicting Student Performance Using Data Mining and Learning Analytics Techniques: A Systematic Literature Review (Namoun e Alshanqiti 2021.pdf)
(B2.B) Lidera sessões de formação e desenvolvimento profissional sobre IA na avaliação, partilhando conhecimentos com outros educadores.
- ESTUDO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): BENEFÍCIOS E DESAFIOS (Oliveira e Vicente 2021.pdf)
- Toward an understanding of responsible artificial intelligence practices (Wang Xiong e Olya 2020.pdf)
- Power to the Teachers: An Exploratory Review on Artificial Intelligence in Education (Lameras e Arnab 2021.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Implemento estrategicamente a IA nas práticas de avaliação a nível organizacional ou departamental, influenciando políticas de avaliação mais amplas.
- Tecnologias digitais e inteligência artificial na avaliação em disciplina de língua portuguesa (Inacio e Saldanha 2024.pdf)
- The Rise of Artificial Intelligence: A Clarion Call for Higher Education to Redefine Learning and Reimagine Assessment (Overono e Ditta 2023.pdf)
- Artificial intelligence in education and assessment methods (Al Braiki et al 2020.pdf)
(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de avaliação com suporte das IAs e adapto os meus métodos em conformidade.
- A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA (Carmo e Melo 2023.pdf)
- Artificial Intelligence for Student Assessment: A Systematic Review (González-Calatayud Prendes-Espinosa e Roig-Vila 2021.pdf)
- Artificial Intelligence in Higher Education: Applications, Promise and Perils, and Ethical Questions (Zeide 2019.pdf)
- The Emerging Role of Artificial Intelligence in STEM Higher Education: A Critical Review (Nagaraj et al 2023.pdf)
- The dark side of artificial intelligence in higher education (Ivanov 2023.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Contribuo com pesquisas originais ou práticas inovadoras no domínio da avaliação melhorada por IA, fazendo avançar o tema.
- Integración de la inteligencia artificial en la metodología educativa (LLerena-Aguilar et al 2024.pdf)
- El futuro de la Inteligencia Artificial para la educación en las instituciones de Educación Superior (Salmerón et al 2023.pdf)
- Revolutionizing education: Artificial intelligence empowered learning in higher education (Rahiman e Kodika 2023.pdf)
- Simbiose entre inteligência artificial e câmeras em avaliações educacionais (Faria Gomes e Abrahão Jr 2024.pdf)