Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

27 – Uso de IA para realização de Avaliações

Uso de IA para realização de Avaliações

Para além da eficiência, a IA transforma a avaliação num processo mais adaptativo e formativo. Os testes adaptativos, alimentados por IA, ajustam a dificuldade das perguntas com base no desempenho do aluno em tempo real, assegurando que a avaliação se alinha com as capacidades e o nível de conhecimentos de cada aluno. Esta adaptabilidade torna as avaliações mais personalizadas e menos stressantes para os alunos, uma vez que são continuamente avaliados a um nível de desafio adequado. A IA também abre caminho a métodos de avaliação inovadores, como as avaliações baseadas em jogos e simulações, em que a tomada de decisões, as capacidades de resolução de problemas e a aplicação de conhecimentos dos alunos podem ser avaliadas de forma interativa e cativante. De um modo geral, a integração da IA nas práticas de avaliação contribui para uma compreensão mais matizada da eficácia educativa. Permite o aperfeiçoamento contínuo das metodologias de ensino com base em informações abrangentes e baseadas em

 

Atividades Relacionadas

  • Implementar ferramentas de classificação baseadas em IA
  • Realizar seminários sobre avaliação ética da IA
  • Conceber atividades de avaliação com recurso à IA
  • Manter-se informado sobre as tendências de avaliação da IA
  • Promover a integridade académica nas avaliações assistidas por IA
  • Partilhar as melhores práticas na avaliação da IA

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Uso muito raramente IAs para elaborar, melhorar ou construir avaliações.

 

A2 – Explorador

(A2) Exploro ativamente diferentes ferramentas de avaliação baseadas em IA, integrando-as em algumas avaliações para aumentar a eficiência e a interpretação de dados coletados por elas.

  • Exploring the potential of artificial intelligence tools in educational measurement and assessment (Owan et al 2023.pdf)
  • Leveraging AI in E-Learning: Personalized Learning and Adaptive Assessment through Cognitive Neuropsychology—A Systematic Analysis (Halkiopoulos e Gkintoni 2024.pdf)
  • Avaliação digital: métodos e ferramentas para o monitoramento da aprendizagem (A. Silva 2024.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Utiliza regularmente ferramentas de IA para uma variedade de tarefas de avaliação, melhorando a eficiência e a eficácia do processo de avaliação. Tomo decisões baseadas em dados gerados pela IA para informar estratégias de ensino e identificar áreas para o aperfeiçoamento dos alunos. 

  • ChatGPT and Generative AI: Possibilities for Its Contribution to Lesson Planning, Critical Thinking and Openness in Teacher Education (Van Der Berg e Du Plessis 2023.pdf)
  • Leveraging Generative AI Tools for Enhanced Lesson Planning in Initial Teacher Education at Post Primary (Kehoe 2023.pdf)
  • AURORA: Um Modelo de Inteligência Artificial para Mediação de Atividades Educacionais (Serzedello et al 2023.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Emprego, com perícia, ferramentas avançadas de avaliação de IA, como a análise preditiva e os testes adaptativos, para adaptar as avaliações às necessidades individuais dos alunos. 

  • Sistema de avaliação baseado em técnicas de aprendizado de máquina (Siqueira e Mota 2017.pdf)
  • PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS (Manhães e Cruz 2019.pdf)
  • Student performance analysis and prediction in classroom learning: A review of educational data mining studies (Khan e Ghosh 2020.pdf)
  • Predicting Student Performance Using Data Mining and Learning Analytics Techniques: A Systematic Literature Review (Namoun e Alshanqiti 2021.pdf)

(B2.B) Lidera sessões de formação e desenvolvimento profissional sobre IA na avaliação, partilhando conhecimentos com outros educadores.

 

C1 – Líder

(C1.A) Implemento estrategicamente a IA nas práticas de avaliação a nível organizacional ou departamental, influenciando políticas de avaliação mais amplas.

(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de avaliação com suporte das IAs e adapto os meus métodos em conformidade.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Contribuo com pesquisas originais ou práticas inovadoras no domínio da avaliação melhorada por IA, fazendo avançar o tema.

 

Fonte: Suplemento ao Quadro DigCompEdu – AI Pioneers

Sumário