Como podemos ajudar?

< Lista de Assuntos
Imprimir

26 – Uso de IA no processo de Ensino e Aprendizagem

Uso de IA no processo de Ensino e Aprendizagem

A IA ajuda significativamente a tornar a aprendizagem mais interativa e cativante. Com tecnologias como o processamento de linguagem natural e a aprendizagem automática, a IA pode facilitar experiências de aprendizagem imersivas através de interfaces de conversação, jogos educativos e simulações. Estas plataformas interativas estimulam a curiosidade e o envolvimento dos alunos, tornando a aprendizagem mais agradável e eficaz. A IA também desempenha um papel fundamental no aumento das capacidades dos professores. Pode ajudar os educadores a criar planos de aula dinâmicos, a fornecer informações sobre os progressos de aprendizagem dos alunos e a identificar áreas onde possam ser necessárias intervenções. Os professores podem, assim, concentrar-se mais nos aspetos pedagógicos do ensino, como a facilitação de debates, a orientação e o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, enquanto a IA se ocupa das tarefas analíticas e administrativas.

 

Atividades Relacionadas

  • Conceber planos de aulas integrados na IA
  • Realizar workshops de literacia em IA
  • Implementar a aprendizagem personalizada baseada em IA
  • Promover projetos colaborativos melhorados por IA
  • Manter-se atualizado sobre as tendências educativas da IA
  • Utilizar a IA para a gestão da sala de aula
  • Incentivar debates éticos sobre a IA

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Uso muito raramente recursos educativos que possuam IA em minhas práticas pedagógicas (p. ex. jogos educativos integrados a IA)

  • Literacy in Artificial Intelligence as a Challenge for Teaching in Higher Education: A Case Study at Portalegre Polytechnic University (Lérias Guerra e Ferreira 2024.pdf)
  • Inteligência Artificial e League of Legends: Um Relato de Aplicação de Jogos Eletrônicos no Ensino de Disciplinas Específicas (Baffa et al 2017.pdf)
  • Exploring Higher Education Students’ Experience with AI-powered Educational Tools: The Case of an Early Warning System (RODRIGUEZ-ET-AL 2024.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Exploro várias ferramentas e recursos de IA para o ensino, tais como plataformas de aprendizagem adaptativa e ferramentas de criação de conteúdos assistidas por IA.

  • Exploring the impact of artificial intelligence on teaching and learning in higher education (Popenici e Kerr 2017.pdf)
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE (Nascimento et al 2023.pdf)
  • Herramientas de la Inteligencia Artificial para Fortalecer la Redacción Académica de los Estudiantes de Bachillerato (Santana-Mero et al 2023.pdf)

 

B1- Integrador

(B1) Integro regularmente ferramentas de IA nas práticas de ensino, utilizando a IA para melhorar a preparação e aplicação das aulas, o envolvimento dos alunos e os resultados da aprendizagem.

  • Inteligência Artificial E A Transformação Do Ensino Superior: Um Olhar Para O Futuro (Duque et al 2023.pdf)
  • Propuesta metodológica en la enseñanza universitaria con la inteligencia artificial (Torres et al 2023.pdf)
  • Integración de la inteligencia artificial en la enseñanza universitaria para optimizar el proceso de aprendizaje (Vicente el al 2024.pdf)
  • Artificial Intelligence-Enabled Intelligent Assistant for Personalized and Adaptive Learning in Higher Education (Sajja et al 2024.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2.A) Utilizo uma gama de ferramentas de IA para estratégias de ensino sofisticadas, tais como percursos de aprendizagem personalizados e análises preditivas.

  • Mineração de Dados Educacionais Aplicada à Análise Preditiva em Fóruns no Moodle (Mendes e Silva 2016.pdf)
  • Análise preditiva para identificação de alunos suscetíveis à evasão escolar Análise preditiva para identificação de alunos suscetíveis à evasão escolar (Rodrigues Moraes e Santos 2021.pdf)
  • Combinando trilhas de aprendizagem e chatbot para desenvolver competências básicas de aprendizagem em estudantes ingressantes de cursos superiores (Ota Dias-Trindade e Araújo Jr 2019.pdf)
  • Da curadoria ao algoritmo:Criação de trilhas por Inteligência Artificial e bibliotecas digitais (G. Souza 2022.pdf)

(B2.B) Lidero workshops de desenvolvimento profissional ou sessões de formação sobre IA na educação para outros educadores.

 

C1 – Líder

(C1.A) Desempenho um papel estratégico no planejamento e implementação da integração da IA nos currículos e programas educativos.

  • A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CURRÍCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Secchin et al 2024.pdf)
  • Formação de Professores de Matemática e o Currículo de Inteligência Artificial da Educação Básica – Unesco (Duarte 2024.pdf)
  • An interdisciplinary competence profile for AI in engineering (Schleiss et al 2022.pdf)

(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de criação, adaptação e melhoramento de recursos digitais com o uso de IAs e adapto os meus métodos em conformidade.

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Contribuo com ideias originais ou pesquisas no domínio dos recursos digitais melhorados por IA.

 

Fonte: Suplemento ao Quadro DigCompEdu – AI Pioneers

Sumário