Como podemos ajudar?
25 – IA e uso de Recursos Digitais
IA e uso de Recursos Digitais
Para além da criação e curadoria de recursos, a IA desempenha um papel crucial na avaliação e melhoria da qualidade dos recursos digitais. Através de análises avançadas, as ferramentas de IA podem fornecer informações sobre a forma como os alunos interagem com os materiais digitais, oferecendo feedback sobre a eficácia destes recursos em tempo real. Esta abordagem baseada em dados permite a melhoria contínua dos conteúdos educativos, garantindo que continuam a ser cativantes e pedagogicamente sólidos. A IA também ajuda a garantir a utilização e distribuição responsáveis dos recursos digitais. Pode automatizar a deteção de questões de direitos de autor, gerir direitos digitais e garantir que os recursos cumprem os regulamentos de privacidade, mantendo, assim, padrões éticos no ambiente de aprendizagem digital. Ao tirar partido da IA na gestão e melhoria dos recursos digitais, os educadores podem não só proporcionar experiências de aprendizagem mais cativantes e eficazes, mas também contribuir para a divulgação responsável e ética dos conteúdos educativos.
Atividades Relacionadas
- Desenvolver materiais didáticos melhorados por IA
- Participar na avaliação de recursos de IA
- Organizar seminários sobre recursos de IA
- Manter-se informado sobre as tendências dos recursos de IA
- Implementar uma gestão responsável dos recursos
- Criação colaborativa de recursos de IA
- Envolver-se em projetos de colaboração para criar recursos digitais melhorados por IA, reunindo conhecimentos e recursos com outros educadores.
- Explorar a IA para diversas necessidades de aprendizagem
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Uso muito casualmente IAs para para criar, adaptar ou melhorar recursos educativos digitais.
- Implementación de la Inteligencia Artificial (IA) como Recurso Educativo (Peñaherrera et al 2022.pdf)
- Pós-Humanismo e Educação: O Potencial da Inteligência Artificial na Inclusão no Ensino Superior (Rodrigues 2023.PDF)
- Artificial intelligence in online higher education: A systematic review of empirical research from 2011 to 2020 (Ouyang Zheng & Jiao 2022.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Realizo criação de alguns recursos didáticos com o uso de IAs, como a utilização de geradores de texto ou ferramentas simples de análise de dados para conteúdos educativos, seleciono recursos digitais melhorados por IA que se alinham com os objetivos de aprendizagem e integro conteúdos básicos gerados por IA em materiais didáticos.
- TRANSFORMAÇÃO E DESAFIOS: A INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR (Narciso et al 2024.pdf)
- Artificial Intelligence in Education: AIEd for Personalised Learning Pathways (Tapalova e Zhiyenbayeva 2022.pdf)
- Artificial Intelligence-Based Strategies for Improving the Teaching Effect of Art Major Courses in Colleges (Yang 2020.pdf)
B1- Integrador
(B1) Utilizo regularmente ferramentas de IA para desenvolver e modificar recursos digitais, como a utilização de análise avançada de dados para personalização de recursos, avalio criticamente os recursos melhorados por IA quanto à sua qualidade e relevância educativa e compartilho conhecimentos e recursos melhorados por IA com colegas.
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS (Aguiar 2023.pdf)
- PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMO A IA ESTÁ TRANSFORMANDO O ENSINO E O CURRÍCULO (A. Souza et al 2024.pdf)
- Inteligência Artificial Na Educação: Rumo A Uma Aprendizagem Personalizada(L. Souza et al 2023.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Crio com perícia recursos digitais sofisticados e melhorados por IA, adaptando-os a necessidades educativas complexas.
- Inteligência artificial generativa: educação, acessibilidade e inclusão (Oliveira et al 2024.pdf)
- A inteligência artificial como ferramenta de apoio à inclusão (Costa Jr et al 2024.pdf)
- AI-Driven Inclusion: Exploring Automatic Text Simplification and Complexity Evaluation for Enhanced Educational Accessibility (Schicchi & Taibi 2024.pdf)
(B2.B) Lidero iniciativas no desenvolvimento e avaliação de recursos digitais melhorados por IA e oriento e dou formação a outros educadores na utilização e criação eficazes de recursos digitais com IA.
- Formação de professores para o uso de tecnologia: a inteligência artificial (IA) e os novos desafios da educação (Duque et al 2023B.pdf)
- Um estudo teórico sobre competências necessárias para compreender o uso da Inteligência Artificial na Educação (Abar Santos e Almeida 2023.pdf)
- A report about Education, Training Teachers and Learning Artificial Intelligence: Overview of key issues (Higuera 2019.pdf)
- Challenges and best practices in training teachers to utilize artificial intelligence: a systematic review (Aljemely 2024.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Desempenho um papel fundamental no planejamento estratégico e na implementação da IA no desenvolvimento de recursos em nível institucional.
- CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE APOIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA (Vendrúscolo e Moré 2018.pdf)
- Inteligência artificial incorporada à Administração Pública: mitos e desafios teóricos (Valle 2020.pdf)
- Inteligencia artificial como mecanismo para mejorar la gestión educativa universitaria (Acosta e Finol 2024.pdf)
- Inteligencia artificial y gobernanza en la gestión académica y administrativa de la educación superior (Ruiz Vasco e Alvear 2024.pdf)
(C1.B) Reflito criticamente sobre a minhas estratégias de criação, adaptação e melhoramento de recursos digitais com o uso de IAs e adapto os meus métodos em conformidade.
- Implicações éticas do uso da inteligência artificial (IA) em textos científicos: uma revisão integrativa de literatura (Quintino et al 2024.pdf)
- EDUCAÇÃO ONLINE E AS IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (Harasim 2015.pdf)
- Guia Ético para a Inteligência Artificial Generativa no Ensino Superior (Franco Viegas e Röhe 2024.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Contribuo com ideias originais ou pesquisas no domínio dos recursos digitais melhorados por IA.
- Vision, challenges, roles and research issues of Artificial Intelligence in Education (Hwang et al 2020.pdf)
- ROLE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN HIGHER EDUCATION – AN EMPIRICAL INVESTIGATION (Jain e Jain 2019.pdf)
- Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education – where are the educators? (Zawacki-Richter et al 2019.pdf)
- Identifying the opportunities and challenges of artificial intelligence in higher education: a qualitative study (Jafari e Keykha 2023.pdf)