Como podemos ajudar?
24 – Uso de IA para Envolvimento Profissional
Uso de IA para Envolvimento Profissional
A IA no envolvimento profissional estende-se à melhoria da eficiência organizacional e à tomada de decisões em contextos educativos. Os sistemas de IA podem analisar grandes conjuntos de dados educativos, fornecendo informações sobre tendências, desempenho dos alunos e utilização de recursos. Esta abordagem baseada em dados permite que os educadores e administradores tomem decisões mais informadas relativamente à conceção do programa curricular, à atribuição de recursos e às estratégias educativas. Além disso, o papel da IA nas práticas profissionais éticas e responsáveis não pode ser subestimado. Os educadores podem utilizar a IA para se manterem informados sobre os mais recentes desenvolvimentos na tecnologia educativa, incluindo considerações éticas em torno da privacidade dos dados, enviesamentos nos algoritmos de IA e utilização equitativa da tecnologia. Ao incorporar a IA em várias vertentes do envolvimento profissional, os educadores não só simplificam o seu fluxo de trabalho e melhoram o seu crescimento profissional, como também contribuem para a construção de um ambiente educativo mais informado, eficiente e eticamente consciente.
Atividades Relacionadas
- Participar em programas de DP centrados na IA
- Colaborar utilizando ferramentas de IA
- Experimentar a IA para tarefas organizacionais
- Desenvolver e partilhar recursos de IA
- Organizar ou participar em debates sobre a ética da IA
- IA em comunidades de aprendizagem profissional
- Contribuir para o desenvolvimento de políticas de IA
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente utilizo IAs nas minhas atividades profissionais, (p. ex. para realizar tarefas simples, como respostas automáticas de correio eletrônico ou análise básica de dados para gestão da sala de aula.)
- “IA, por favor, faça essa tarefa por mim”: inteligência artificial generativa nos ambientes de trabalho (Marassi e Nunes 2024.pdf)
- A inteligência artificial na comunicação corporativa (Blikstein Fernandes e Coutinho 2022.pdf)
- Ask not what AI can do, but what AI should do: Towards a framework of task delegability (Lubars e Tan 2019.pdf)
- Redacción humana versus redacción con inteligencia artificial automatizada: el caso de diario El Rancagüino y las notas algorítmicas (Apablaza 2024.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Utilizo IAs nas tarefas profissionais de rotina, como para organizar reuniões ou para a interpretação de dados básicos e participo em comunidades de aprendizagem profissional que debatem a IA na educação.
- Inteligência Artificial e a Robotização de Tarefas Para o Aumento de Eficiência em Escritório de Contabilidade (König e Heberle 2023.pdf)
- Tendências no Uso de Inteligência Artificial e sua Influência na Requalificação da Força de Trabalho no Setor Público (W. Silva Silva e Rabêlo 2020.pdf)
- The future of office and administrative support occupations in the era of artificial intelligence: A state of the art review and future research directions (Pennathur et al 2024.pdf)
- Artificial Intelligence (AI) and Automation in Human Resources : Shifting the Focus from Routine Tasks to Strategic Initiatives for Improved Employee Engagement (Sundari et al 2024.pdf)
B1- Integrador
(B1) Utilizo IAs para uma série de atividades profissionais, incluindo análise avançada de dados e otimização da comunicação. Procuro regularmente formação e recursos centrados na IA.
- BUSINESS INTELLIGENCE TRANSFORMATION THROUGH AI AND DATA ANALYTICS (Eboigbe et al 2023.pdf)
- Data Analytics Automation with AI: A Comparative Study of Traditional and Generative AI Approaches (Ravichandran Machireddy e Rachakatla 2023.pdf)
- A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior (Costa Jr et al 2023.pdf)
- LETRAMENTO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO GUIA DA UNESCO SOBRE COMPETÊNCIAS EM IA PARA PROFESSORES (Valério e Santos Filho 2024.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Utilizo uma variedade de ferramentas de IA para fins profissionais avançados, como a análise preditiva do desempenho dos alunos.
- ANÁLISE PREDITIVA E EQUITATIVA COM AI FAIRNESS 360 (Freitas e Roccia_2024.pdf)
- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO (Guimarães Jr et al 2023.pdf)
- Student Performance Prediction Using AI and ML: State of the Art (Hoti et al 2023.pdf)
- Leveraging Artificial Intelligence to Predict Student Performance: A Comparative Machine Learning Approach (Maulana et al 2023.pdf)
(B2.B) Lidero sessões de desenvolvimento profissional ou treinamentos sobre IA para colegas, compartilhando conhecimentos e boas práticas.
- La Inteligencia Artificial y su Incidencia en la Educación: Transformando el Aprendizaje para el Siglo XXI (Aparicio-Gómez 2023.pdf)
- Inteligência artificial (IA) generativa e competência em informação: habilidades informacionais necessárias ao uso de ferramentas de IA generativa em demandas s informacionais de natureza acadêmica-científica (Trindade e Oliveira 2024.pdf)
- COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE INTER-RELAÇÕES VOLTADAS À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (Alves e Belluzzo 2023.pdf)
- Measuring user competence in using artificial intelligence: validity and reliability of artificial intelligence literacy scale (Wang Rau e Yuan 2023.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Defino políticas e práticas organizacionais em torno da utilização da IA no desenvolvimento profissional na área onde trabalho.
- Eficiência do Uso da Inteligência Artificial no Desenvolvimento de Software (Ignácio Oliveira e Francez 2024.pdf)
- A inteligência artificial e a eficiência na administração pública (Desordi e Bona 2020.pdf)
- Analysis of the potential of artificial intelligence for professional development and talent management: A systematic literature review (Tusquellas Palau e Santiago 2024.pdf)
- The Role of Artificial Intelligence in Teacher Professional Development (Al-Zyoud 2020.pdf)
(C1.B) Reflito criticamente sobre a adequação das minhas estratégias de uso de IAs para o desenvolvimento profissional e comunicação e adapto os meus métodos em conformidade.
- Em busca do comando ideal: um duplo olhar sobre a inteligência artificial generativa na comunicação organizacional (Girardi e Pase 2024.pdf)
- Inteligência artificial no ensino e na comunicação: aplicações e perspectivas (Moraes Knoll e Ghisleni 2023.pdf)
- REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E SEUS IMPACTOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE (Durso 2024.pdf)
- La Inteligencia artificial generativa en la comunicación científica: retos y oportunidades (Lopezosa 2023.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Contribuo com ideias originais ou pesquisas sobre a utilização da IA no desenvolvimento profissional e na comunicação.
- Comunicação e inteligência artificial: novos desafios e oportunidades para a pesquisa em comunicação (Gunkel 2017.pdf)
- Contribuições da inteligência artificial na aprendizagem dos alunos de Pedagogia e Administração em um polo de EaD de uma IES privada em Recife-PE (Arruda 2024.pdf)
- Solução de problemas com a comunicação via inteligência artificial em escalas (Brandalise 2022.pdf)
- Artificial intelligence in higher education: exploring faculty use, self-efficacy, distinct profiles, and professional development needs (Mah e Groß 2024.pdf)