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18 – Engajamento ativo

Engajamento ativo

Usar tecnologias digitais para promover o envolvimento ativo e criativo dos alunos com um assunto específico. Usar tecnologias digitais no âmbito de estratégias pedagógicas que fomentem as competências transversais dos alunos, a reflexão profunda e a expressão criativa. Abrir a aprendizagem a novos contextos do mundo real, que envolvam os próprios alunos em atividades práticas, investigação científica ou resolução de problemas complexos, ou que, de outros modos, aumentem o seu envolvimento ativo em temas complexos.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar tecnologias digitais para visualizar e explicar novos conceitos, de forma interessante e motivadora, recorrendo, p. ex., a animações ou vídeos.
  • Usar ambientes digitais de aprendizagem ou atividades que sejam motivadoras e envolventes, tais como jogos ou quizzes/concursos.
  • Colocar no centro do processo de ensino a utilização ativa de tecnologias digitais por parte dos alunos.
  • Usar tecnologias digitais para permitir aos alunos envolverem-se ativamente na exploração de conteúdos específicos, p. ex., usando diferentes sentidos, manipulando objetos virtuais, variando a configuração do problema de modo a questionarem a sua estrutura, etc.
  • Selecionar tecnologias digitais apropriadas para incentivar a aprendizagem ativa num determinado contexto de aprendizagem ou para um objetivo de aprendizagem específico.
  • Refletir sobre quão adequadas são as diferentes tecnologias digitais utilizadas para incrementar a aprendizagem ativa dos alunos e adaptar estratégias e escolhas em conformidade.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

 

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente uso tecnologias digitais para motivar ou envolver os alunos.

  • Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários (Porto e Gonçalves 2017.pdf)
  • A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior (Santos e Ribeiro 2023.pdf)
  • Students’ Motivation and Engagement in Higher Education: The Importance of Attitude to Online Learning (Ferrer et al 2020.pdf)
  • Disrupted student engagement and motivation: observations from online and face-to-face university learning environments (Rajan Herbert e Polly 2024.pdf)

 

A2 – Explorador

(A2) Uso tecnologias digitais para visualizar e explicar novos conceitos, de forma motivadora e envolvente, recorrendo, p. ex., a animações ou vídeos, jogos ou quizzes/concursos.

 

B1- Integrador

(B1.A) Coloco a utilização ativa das tecnologias digitais, por parte dos alunos, no centro do processo de ensino.

  • Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e suas convergências com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Oliveira et al 2015.pdf)
  • Abordagens para uso da gamificação como metodologia ativa em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior à distância (Santos Assis e Baluz 2021.pdf)
  • Educação Médica em tempos de pandemia e a utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologia (Melo et al 2021.pdf)

(B1.B) Escolho a ferramenta mais apropriada para incentivar o envolvimento ativo dos alunos num determinado contexto de aprendizagem ou para um objetivo de aprendizagem específico.

  • Experiencia del aula invertida para promover estudiantes prosumidores del nivel superior (González e Huerta 2019.pdf)
  • USANDO MENTIMETER EN EDUCACIÓN SUPERIOR: HERRAMIENTA DIGITAL EN LÍNEA PARA INCENTIVAR Y POTENCIAR LA ADQUISICIÓN DE CONOCIMIENTO DE MANERA LÚDICA (Jiménez et al 2022.pdf)
  • Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online (Goulão e Henriques 2018.pdf)

 

B2 – Especialista

(B2) Uso diversas tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem digital relevante, rico e eficaz, p. ex., abordando diferentes canais sensoriais, estilos e estratégias de aprendizagem, variando metodologicamente os tipos de atividade e a composição dos grupos.

  • Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes (Nascimento e Padilha 2020.pdf)
  • La influencia de los entornos de aprendizaje personalizados en la motivación y el compromiso del estudiante: Un estudio longitudinal (Valencia e Estévez 2023.pdf)
  • Student Engagement with Technology-Enhanced Resources in Mathematics in Higher Education: A Review (Shé Fhloinn Bhaird 2023.pdf)

 

C1 – Líder

(C1.A) Seleciono, formulo, utilizo e orquestro a utilização de tecnologias digitais no âmbito do processo de aprendizagem, de acordo com o seu potencial para promover o envolvimento ativo, criativo e crítico dos alunos com os temas a tratar.

  • Improving student engagement in higher education through mobile-based interactive teaching model using socrative (Lim 2017.pdf)
  • Facilitating student engagement through educational technology in higher education: A systematic review in the field of arts and humanities (Bedenlier et al 2020.pdf)
  • Mapping research in student engagement and educational technology in higher education: a systematic evidence map (Bond et al 2020.pdf)

(C1.B) Reflito sobre o grau de adequação das diferentes tecnologias digitais que uso, para potenciar a aprendizagem ativa dos alunos e adapto as minhas estratégias e escolhas em conformidade.

  • METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (Borges e Alencar 2014.pdf)
  • Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior (Oliveira Melo e Rodríguez 2023.pdf)
  • Impacto de las metodologías activas en el rendimiento académico y la motivación de los estudiantes: Una revisión sistemática de la literatura (Miranda e Choez 2024.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para envolver ativamente os aprendentes.

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário