Como podemos ajudar?
18 – Engajamento ativo
Engajamento ativo
Usar tecnologias digitais para promover o envolvimento ativo e criativo dos alunos com um assunto específico. Usar tecnologias digitais no âmbito de estratégias pedagógicas que fomentem as competências transversais dos alunos, a reflexão profunda e a expressão criativa. Abrir a aprendizagem a novos contextos do mundo real, que envolvam os próprios alunos em atividades práticas, investigação científica ou resolução de problemas complexos, ou que, de outros modos, aumentem o seu envolvimento ativo em temas complexos.
Atividades Relacionadas
- Usar tecnologias digitais para visualizar e explicar novos conceitos, de forma interessante e motivadora, recorrendo, p. ex., a animações ou vídeos.
- Usar ambientes digitais de aprendizagem ou atividades que sejam motivadoras e envolventes, tais como jogos ou quizzes/concursos.
- Colocar no centro do processo de ensino a utilização ativa de tecnologias digitais por parte dos alunos.
- Usar tecnologias digitais para permitir aos alunos envolverem-se ativamente na exploração de conteúdos específicos, p. ex., usando diferentes sentidos, manipulando objetos virtuais, variando a configuração do problema de modo a questionarem a sua estrutura, etc.
- Selecionar tecnologias digitais apropriadas para incentivar a aprendizagem ativa num determinado contexto de aprendizagem ou para um objetivo de aprendizagem específico.
- Refletir sobre quão adequadas são as diferentes tecnologias digitais utilizadas para incrementar a aprendizagem ativa dos alunos e adaptar estratégias e escolhas em conformidade.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente uso tecnologias digitais para motivar ou envolver os alunos.
- Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários (Porto e Gonçalves 2017.pdf)
- A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior (Santos e Ribeiro 2023.pdf)
- Students’ Motivation and Engagement in Higher Education: The Importance of Attitude to Online Learning (Ferrer et al 2020.pdf)
- Disrupted student engagement and motivation: observations from online and face-to-face university learning environments (Rajan Herbert e Polly 2024.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Uso tecnologias digitais para visualizar e explicar novos conceitos, de forma motivadora e envolvente, recorrendo, p. ex., a animações ou vídeos, jogos ou quizzes/concursos.
- Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente (Rocha Viana e Mota 2021.pdf)
- Vídeos Educativos no Ensino Superior: o Uso de Videoaulas na Plataforma Moodle (D. Martins et 2014.pdf)
- AnimAção – guia para produção de vídeo com técnicas de animação (Santos e Pereira 2024.pdf)
- 3D Animation and Virtual Reality Integrated Cognitive Computing for Teaching and Learning in Higher Education (A. Kumar et al 2021.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Coloco a utilização ativa das tecnologias digitais, por parte dos alunos, no centro do processo de ensino.
- Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e suas convergências com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Oliveira et al 2015.pdf)
- Abordagens para uso da gamificação como metodologia ativa em ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior à distância (Santos Assis e Baluz 2021.pdf)
- Educação Médica em tempos de pandemia e a utilização de metodologias ativas mediadas por tecnologia (Melo et al 2021.pdf)
(B1.B) Escolho a ferramenta mais apropriada para incentivar o envolvimento ativo dos alunos num determinado contexto de aprendizagem ou para um objetivo de aprendizagem específico.
- Experiencia del aula invertida para promover estudiantes prosumidores del nivel superior (González e Huerta 2019.pdf)
- USANDO MENTIMETER EN EDUCACIÓN SUPERIOR: HERRAMIENTA DIGITAL EN LÍNEA PARA INCENTIVAR Y POTENCIAR LA ADQUISICIÓN DE CONOCIMIENTO DE MANERA LÚDICA (Jiménez et al 2022.pdf)
- Estratégias de estudo e envolvimento dos estudantes em contexto de ensino superior online (Goulão e Henriques 2018.pdf)
B2 – Especialista
(B2) Uso diversas tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem digital relevante, rico e eficaz, p. ex., abordando diferentes canais sensoriais, estilos e estratégias de aprendizagem, variando metodologicamente os tipos de atividade e a composição dos grupos.
- Aprendizagem por meio do ensino híbrido na educação superior: narrando o engajamento dos estudantes (Nascimento e Padilha 2020.pdf)
- La influencia de los entornos de aprendizaje personalizados en la motivación y el compromiso del estudiante: Un estudio longitudinal (Valencia e Estévez 2023.pdf)
- Student Engagement with Technology-Enhanced Resources in Mathematics in Higher Education: A Review (Shé Fhloinn Bhaird 2023.pdf)
C1 – Líder
(C1.A) Seleciono, formulo, utilizo e orquestro a utilização de tecnologias digitais no âmbito do processo de aprendizagem, de acordo com o seu potencial para promover o envolvimento ativo, criativo e crítico dos alunos com os temas a tratar.
- Improving student engagement in higher education through mobile-based interactive teaching model using socrative (Lim 2017.pdf)
- Facilitating student engagement through educational technology in higher education: A systematic review in the field of arts and humanities (Bedenlier et al 2020.pdf)
- Mapping research in student engagement and educational technology in higher education: a systematic evidence map (Bond et al 2020.pdf)
(C1.B) Reflito sobre o grau de adequação das diferentes tecnologias digitais que uso, para potenciar a aprendizagem ativa dos alunos e adapto as minhas estratégias e escolhas em conformidade.
- METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE: O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR (Borges e Alencar 2014.pdf)
- Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior (Oliveira Melo e Rodríguez 2023.pdf)
- Impacto de las metodologías activas en el rendimiento académico y la motivación de los estudiantes: Una revisión sistemática de la literatura (Miranda e Choez 2024.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Reflito, discuto, (re)formulo e inovo estratégias pedagógicas para envolver ativamente os aprendentes.
- Innovative Teaching in Higher Education (Innovate-Teaching-in-Higher-Education-_2022.pdf)
- Innovative teaching technologies in higher education: efficiency and student motivation (Shalgimbekova et al 2024.pdf)
- Tecnologías disruptivas y prácticas tecno-pedagógicas: redefiniendo la educación superior en la era digital (Rivarola Aguirre e Belén 2023.pdf)
- AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (Palmeira Ribeiro e Silva 2020.pdf)
Fonte: DigCompEdu