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13 – Estratégias de avaliação

Estratégias de avaliação

Usar tecnologias digitais para a avaliação formativa e somativa. Melhorar a diversidade e adequação dos formatos e abordagens de avaliação.

 

Atividades Relacionadas

  • Usar ferramentas de avaliação digital para monitorar o processo de aprendizagem e obter informação sobre o progresso dos alunos. Usar tecnologias digitais para melhorar estratégias de avaliação formativa, p. ex., utilizando sistemas de resposta, quizzes ou jogos em sala de aula.
  • Usar tecnologias digitais para melhorar a avaliação somativa em testes, p. ex., através de testes suportados por computador, implementando áudio ou vídeo (p. ex., na aprendizagem de línguas), utilizando simulações ou tecnologias digitais específicas de um domínio de conhecimento como ambientes de avaliação.
  • Usar tecnologias digitais para apoiar tarefas dos alunos e sua avaliação, p. ex., através de eportefólios.
  • Usar uma variedade de formatos de avaliação digital e não digital e ter consciência das suas vantagens e desvantagens.
  • Refletir criticamente sobre a adequação das abordagens de avaliação digital e adaptar estratégias em conformidade.

 

Quadro de níveis da competência/prática

 

Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência

A1 – Recém-chegado

(A1) Raramente utilizo recursos digitais para realizar avaliações.

 

A2 – Explorador

(A2) Uso tecnologias digitais para criar tarefas de avaliação que são depois aplicadas em papel e solicito a utilização de tecnologias digitais pelos alunos na realização de tarefas avaliadas, p. ex., no apoio à realização de trabalhos.

 

B1- Integrador

(B1.A) Uso algumas tecnologias digitais existentes para avaliação formativa ou somativa, p. ex., quizzes digitais, eportefólios, jogos.

(B1.B) Adapto ferramentas de avaliação digital para apoiar o meu objetivo específico de avaliação, p. ex., crio um teste utilizando um sistema digital de testes/formulário.

 

B2 – Especialista

(B2.A) Uso diversos softwares, instrumentos e abordagens de avaliação digital, tanto na sala de aula como para os alunos usarem depois das aulas. Seleciono, de entre diferentes formatos de avaliação, aquele que mais adequadamente capta a natureza do resultado de aprendizagem a ser avaliado.

(B2.B) Elaboro instrumentos de avaliação digital válidos e confiáveis.

  • A Review of Digital Formative Assessment Tools: Features and Future Directions (Çekiç e Blaka 2021.pdf)
  • Ferramentas digitais para a avaliação do processo de aprendizagem: um mapeamento sistemático da literatura (Molon Nicolao e Franco 2021.pdf)
  • Las rúbricas como instrumento de evaluación de competencias en Educación Superior: ¿Uso o abuso? (Cano 2015.pdf)

 

C1 – Líder

(C1) Reflito criticamente sobre a utilização que faço de tecnologias digitais para avaliação e adapto as minhas estratégias de acordo com as mesmas.

  • O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão (Rocha e Costa 2021.pdf)
  • ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO (Fonseca 2021.pdf)
  • Evaluación de herramientas digitales para la gestión del portafolio educativo (Montano 2021.pdf)
  • Foreign Languages E-Learning Assessment Efficiency and Content Access Effectiveness During Corona Pandemic in University Context (Al-Awawdeh e Kalsoom 2022.pdf)

 

C2 – Pioneiro 

(C2) Desenvolvo novos formatos digitais para avaliação, que refletem abordagens pedagógicas inovadoras e permitem a avaliação de competências transversais.

  • Avaliação Inovadora para Processos Transformadores de Aprendizagem (Debald 2022.pdf)
  • PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO INOVADORAS SOB O VIÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS (Paniago e Nunes 2020.pdf)
  • A PEDAGOGIA DE PROJETOS E SUA RELEVÂNCIA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INOVADORA NO PROCESSO DE ESNINO APRENDIZAGEM (Santos e Leal 2018.pdf)
  • Evaluación innovadora de los aprendizajes en educación media y superior en América Latina: revisión sistemática (Pherez et al 2023.pdf)

 

Fonte: DigCompEdu

Sumário