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13 – Estratégias de avaliação
Estratégias de avaliação
Usar tecnologias digitais para a avaliação formativa e somativa. Melhorar a diversidade e adequação dos formatos e abordagens de avaliação.
Atividades Relacionadas
- Usar ferramentas de avaliação digital para monitorar o processo de aprendizagem e obter informação sobre o progresso dos alunos. Usar tecnologias digitais para melhorar estratégias de avaliação formativa, p. ex., utilizando sistemas de resposta, quizzes ou jogos em sala de aula.
- Usar tecnologias digitais para melhorar a avaliação somativa em testes, p. ex., através de testes suportados por computador, implementando áudio ou vídeo (p. ex., na aprendizagem de línguas), utilizando simulações ou tecnologias digitais específicas de um domínio de conhecimento como ambientes de avaliação.
- Usar tecnologias digitais para apoiar tarefas dos alunos e sua avaliação, p. ex., através de eportefólios.
- Usar uma variedade de formatos de avaliação digital e não digital e ter consciência das suas vantagens e desvantagens.
- Refletir criticamente sobre a adequação das abordagens de avaliação digital e adaptar estratégias em conformidade.
Quadro de níveis da competência/prática
Materiais para consulta, conforme o nível da prática/competência
A1 – Recém-chegado
(A1) Raramente utilizo recursos digitais para realizar avaliações.
- Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil (Moran 2009.pdf)
- Online Assessment in Higher Education: A Systematic Review (Heil e Ifenthaler 2023.pdf)
- Formative assessment at university through digital technology tools (Cosi et al 2020.pdf)
A2 – Explorador
(A2) Uso tecnologias digitais para criar tarefas de avaliação que são depois aplicadas em papel e solicito a utilização de tecnologias digitais pelos alunos na realização de tarefas avaliadas, p. ex., no apoio à realização de trabalhos.
- O ESTUDANTE E SUA RELAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: Representações em sua aprendizagem (Moraes e Lima 2018.pdf)
- ENSINAR E APRENDER GEOMETRIA ANALÍTICA COM TECNOLOGIAS
- DIGITAIS POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO (Lopes e Souza Jr 2019.pdf)
- A Techno-Pedagogical Design for the Production of Academic Essays in University Students (Chura-Quispe e Garcia 2024.pdf)
- El plagio académico: formar en competencias y buenas prácticas universitarias (Alfaro e Juan 2015.pdf)
B1- Integrador
(B1.A) Uso algumas tecnologias digitais existentes para avaliação formativa ou somativa, p. ex., quizzes digitais, eportefólios, jogos.
- Game-based assessment for education (Buckley et al 2021.pdf)
- The Contribution of Digital Portfolios to Higher Education Students’ Autonomy and Digital Competence (Mogas Cea e Pazos-Justo 2023.pdf)
- Kahoot! no Ensino Superior: razões para a gamificação das aulas por meio de uma ferramenta digital de quizzes (Espig e Domingues 2020.pdf)
- Avaliação da percepção discente sobre o uso de quizzes no ensino de fisiologia (Ruiz 2019.pdf)
- USO DA FERRAMENTA DIGITAL KAHOOT COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR (Ramos Cardoso e Carvalho 2024.pdf)
(B1.B) Adapto ferramentas de avaliação digital para apoiar o meu objetivo específico de avaliação, p. ex., crio um teste utilizando um sistema digital de testes/formulário.
- O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE QUIZ (Vargas e Ahlert 2017.pdf)
- GOOGLE FORMS COMO FERRAMENTA DE APOIO: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM MEIO A PANDEMIA CORONA VÍRUS (Martins 2024.pdf)
- A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMS: PRÁTICAS FORMATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (Rodrigues et al 2024.pdf)
B2 – Especialista
(B2.A) Uso diversos softwares, instrumentos e abordagens de avaliação digital, tanto na sala de aula como para os alunos usarem depois das aulas. Seleciono, de entre diferentes formatos de avaliação, aquele que mais adequadamente capta a natureza do resultado de aprendizagem a ser avaliado.
- Use of take-home exam for remote assessment: A case study from Turkey (Şenel e Şenel 2021.pdf)
- Challenges of remote assessment in higher education in the context of COVID-19: a case study of Middle East College (Guangul et al 2020.pdf)
- AVALIAÇÕES REMOTAS EMERGENCIAIS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA (Chagas Meza e Pereira 2022.pdf)
(B2.B) Elaboro instrumentos de avaliação digital válidos e confiáveis.
- A Review of Digital Formative Assessment Tools: Features and Future Directions (Çekiç e Blaka 2021.pdf)
- Ferramentas digitais para a avaliação do processo de aprendizagem: um mapeamento sistemático da literatura (Molon Nicolao e Franco 2021.pdf)
- Las rúbricas como instrumento de evaluación de competencias en Educación Superior: ¿Uso o abuso? (Cano 2015.pdf)
C1 – Líder
(C1) Reflito criticamente sobre a utilização que faço de tecnologias digitais para avaliação e adapto as minhas estratégias de acordo com as mesmas.
- O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão (Rocha e Costa 2021.pdf)
- ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO (Fonseca 2021.pdf)
- Evaluación de herramientas digitales para la gestión del portafolio educativo (Montano 2021.pdf)
- Foreign Languages E-Learning Assessment Efficiency and Content Access Effectiveness During Corona Pandemic in University Context (Al-Awawdeh e Kalsoom 2022.pdf)
C2 – Pioneiro
(C2) Desenvolvo novos formatos digitais para avaliação, que refletem abordagens pedagógicas inovadoras e permitem a avaliação de competências transversais.
- Avaliação Inovadora para Processos Transformadores de Aprendizagem (Debald 2022.pdf)
- PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO INOVADORAS SOB O VIÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS (Paniago e Nunes 2020.pdf)
- A PEDAGOGIA DE PROJETOS E SUA RELEVÂNCIA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INOVADORA NO PROCESSO DE ESNINO APRENDIZAGEM (Santos e Leal 2018.pdf)
- Evaluación innovadora de los aprendizajes en educación media y superior en América Latina: revisión sistemática (Pherez et al 2023.pdf)
Fonte: DigCompEdu